Homem é preso suspeito de torturar jovem com síndrome de down, em Belém

Segundo informaram os denunciantes, a vítima era submetida a diversos episódios de violência, incluindo golpes com vergalhão no rosto, na cabeça, no tórax e extração de dentes da vítima

Publicado em 23 de agosto de 2024 às 08:22

"Pai" adotivo da vítima que morreu por conta das agressões. 
"Pai" adotivo da vítima que morreu por conta das agressões.  Crédito: Agência Pará

A Polícia Civil do Pará por meio da equipe da Delegacia de Proteção à Pessoa com Deficiência (DPPD), prendeu, de maneira preventiva, um homem que torturava um jovem, de 39 anos, portador de síndrome de down. A prisão ocorreu na quinta-feira, 22. O preso é pai adotivo da vítima, que morreu no dia 1º de agosto devido às lesões sofridas.

Conforme as investigações, a vítima deu entrada no Pronto-Socorro do Guamá, no dia 28 de julho, após ter sido agredido pelo investigado. Familiares do jovem denunciaram o caso à polícia, afirmando que as sessões de tortura eram constantes e foram agravadas após a morte da mãe da vítima, que era esposa do agressor.

Ainda segundo as denúncias, diversos episódios de violência, incluindo golpes com vergalhão no rosto, na cabeça, no tórax e extração de dentes da vítima. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil do Pará, Walter Resende, o resultado da autópsia do jovem confirmou que ele veio à falecer em decorrência das graves lesões cometidas pelo pai.

Após a reunião de provas, e devido um pedido de medida cautelar, um mandado de prisão foi expedido contra o agressor e foi devidamente cumprido pelos agentes da DPPD. O homem foi capturado na residência onde ocorriam as agressões, localizada no bairro do Telégrafo, em Belém.

O indiciado já está à disposição da Justiça.

Fonte: Agência Pará