Imagem peregrina chega para o Círio Fluvial

Após Romaria Rodoviária, embarcações se reúnem para acompanhar o trajeto

Publicado em 12 de outubro de 2024 às 09:15

Neste sábado (12), a partir das 8h30, acontece o Círio Fluvial, que dá início quarta romaria oficial do Círio de Nazaré. O tradicional “Círio das Águas” sai do Trapiche do Distrito de Icoaraci com destino à Escadinha da Estação das Docas. Durante o percurso, os fiéis presentes nas embarcações prestam suas homenagens e pedem bênçãos a Virgem de Nazaré.

Início da Romaria Fluvial
Início da Romaria Fluvial Crédito: Roma News

A romaria deve contar com cerca de 50 mil pessoas e mais de 400 embarcações. O percurso estimado são 10 milhas marítimas, em torno de 18,500 km, devendo durar 2 horas.

A Imagem Peregrina é levada no navio Garnier Sampaio, da Marinha do Brasil.

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que desembarcou em Belém na sexta-feira (11), participa da procissão juntamente com o Governador do Estado, Helder Barbalho.

A Marinha informou que somente barcos inscritos poderão participar, todos usando adesivos e bandeiras fornecidas pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR).

A primeira Romaria Fluvial foi realizada pela então Companhia Paraense de Turismo em 1986. Na chegada, na escadinha (Praça Pedro Teixeira), a Imagem é recebida com honras de Chefe de Estado, pela Polícia Militar, fato que se repete desde 1999, motivado pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande honraria.