Inmet admite que não havia alerta de temporal para Belém

A Grande Belém enfrentou um temporal na noite dessa quarta-feira, 19. A forte chuva e ventania assustou moradores de vários bairros da capital e causou prejuízos. Muitas árvores caíram e ao menos 70 mil imóveis ficaram sem energia elétrica. Segundo a secretária de Meio Ambiente (Semma), Cristiane Ferreira, a...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:19

A Grande Belém enfrentou um temporal na noite dessa quarta-feira, 19. A forte chuva e ventania assustou moradores de vários bairros da capital e causou prejuízos. Muitas árvores caíram e ao menos 70 mil imóveis ficaram sem energia elétrica.

Segundo a secretária de Meio Ambiente (Semma), Cristiane Ferreira, a prefeitura não recebeu nenhum alerta de chuva forte e ventania para esta quarta-feira em Belém. O que foi confirmado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em entrevista ao portal Roma News, nesta quinta-feira, 20.

'O aviso estava até ali para Roraima e oeste do Amazonas, mas não estava para Belém', informou Andrea Ramos, meteorologista do Inmet.

Ainda segundo ela, há dificuldade para o equipamento utilizado pelo instituto registrar o tempo da chuva de ontem. 'A nossa rede de observação é de hora em hora, então a gente não sabe se foi uma chuva de 20 minutos ou 30 minutos, mas entre esse intervalo de 19h as 20h, acumulou 31.6 milímetros', explicou.

Mas o que teria causado esse temporal na Grande Belém?

A meteorologista explica que a combinação entre umidade e calor causam as pancadas de chuva. 'Umidade alta e calor ficam favorecendo a convecção local e aí ‘pipoca’, a gente chama de área de instabilidade. Ou melhor, instabilidades associadas com calor e umidade, favorecem essas chuvas em forma de pancadas', disse.