Inmet alerta para tempestade no sul e sudeste do Pará; vejam as cidades afetadas

Inmet emite alerta de tempestade para 24 municípios no sul e sudeste do Pará; chuvas intensas e raios são previstos.

Jorge Mateus

Reporter / [email protected]

Publicado em 30 de outubro de 2024 às 18:07

Inmet alerta para tempestade no sul e sudeste do Pará; vejam as cidades afetadas
Inmet alerta para tempestade no sul e sudeste do Pará; vejam as cidades afetadas Crédito: Bruno Cecim / Ag.Pará

Na manhã desta quarta-feira, 30, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de tempestade para as regiões sul, sudeste e sudoeste do Pará, prevendo tempestades de nível três, o terceiro mais grave, em 24 municípios da região do Araguaia.

O alerta do Inmet indica "Perigo Potencial" e orienta cautela: “Situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado ao realizar atividades sujeitas a riscos meteorológicos. Mantenha-se informado sobre as condições previstas e evite riscos desnecessários”, diz a nota.

Alerta O Inmet emitiu um alerta amarelo de tempestade para as regiões sul, sudeste e sudoeste do Pará
Alerta O Inmet emitiu um alerta amarelo de tempestade para as regiões sul, sudeste e sudoeste do Pará Crédito: Fonte - Inmet

Segundo o meteorologista do Inmet no Pará, José Raimundo Abreu, a região é afetada por uma zona de convergência de umidade. “Verificamos ontem, por modelos atmosféricos e imagens de satélite, uma faixa de nuvens carregadas que induzem a formação de nuvens cumulonimbus, gerando chuvas intensas com raios e trovoadas nessas regiões”, explicou.

Municípios sob alerta de tempestade do Inmet: Água Azul do Norte, Altamira, Bannach, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Itaituba, Jacareacanga, Marabá, Novo Progresso, Ourilândia do Norte, Parauapebas, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Rurópolis, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Trairão, Senador José Porfírio, Tucumã e Xinguara.

O alerta do Inmet é válido por 24 horas, mas pode ser renovado conforme o agravamento das condições. O instituto recomenda que moradores tomem as seguintes precauções: “Em caso de rajadas de vento, evite se abrigar sob árvores, pois há risco de quedas e descargas elétricas. Não estacione veículos perto de torres de transmissão ou placas de propaganda. Evite usar aparelhos eletrônicos conectados à tomada. Obtenha mais informações com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193)”, orienta o comunicado.

O meteorologista José Raimundo Abreu acrescenta que essas chuvas intensas são uma antecipação do período chuvoso no Pará. “O período chuvoso no sul do Pará já começa, com frequência maior de chuvas. Os meses mais chuvosos serão fevereiro e março, mas já há aumento gradual das chuvas nas regiões sul e sudeste do estado”, afirmou.