Publicado em 19 de novembro de 2024 às 11:40
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) para formação de cadastro reserva de professores da Educação Básica. O candidato deve acessar o site da Seduc e realizar o cadastro na plataforma do PSS. A inscrição é gratuita e segue até o dia 03 de dezembro, com resultado previsto para o mesmo mês. Clique aqui.
“Para quem quer ser professor da rede estadual é muito importante que o candidato leia o Edital, porque têm novidades neste PSS, como por exemplo, tem que ter um plano de aula que vai ser avaliado. Também lembramos que para os que têm o seu contrato vencendo com a Seduc, este não poderá ser renovado. Portanto, se inscreva no PSS e participe”, pontuou o secretário de Educação do Pará, Rossieli Soares.
O PSS atenderá ao Ensino Regular, para as funções de professor de Língua Brasileira de Sinais (libras), no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e na Educação do Campo e Educação Escolar Quilombola. A remuneração tem como base a jornada de trabalho de 20h semanais chegando a R$ 2.302,74.
Além da região metropolitana de Belém, Altamira, Bragança, Igarapé-Miri, Parauapebas, Marabá, Tailândia, Breves, Chaves, Capanema, Vitória do Xingu, Portel, Soure, entre outras cidades, estão na lista de municípios com vagas abertas. Pedagogia, Licenciatura Plena em Filosofia, Artes, Língua Estrangeira, Biologia, Física, são algumas das modalidades do Processo Seletivo.
Documentos necessários
No ato da inscrição, o candidato deverá cadastrar ou atualizar os documentos comprobatórios, em formato pdf, listados abaixo:
CPF; RG / CNH; Certidão de nascimento, casamento ou declaração de união estável; Título eleitoral e certidão de quitação eleitoral; Comprovante de residência; Diploma ou documento que comprove conclusão da graduação na função escolhida; Histórico acadêmico; Certificados de cursos livres realizados nos últimos 5 anos; PIS/PASEP/NIS/NIT; Diploma ou documento que comprove conclusão de pós-graduação informada; Comprovante de atualização cadastral do CPF obtida no site da Receita Federal; Comprovante de atualização cadastral do E-SOCIAL obtida no site do INSS; Carteira de reservista ou comprovante de dispensa
Fases do PSS
O processo seletivo está dividido em 4 fases: a inscrição online, realizada no site da Seduc, até o dia 3 de dezembro. A segunda fase será a de análise curricular, de caráter classificatório e eliminatório, com a verificação de todas as informações prestadas na inscrição, sendo o candidato responsável pela veracidade dos documentos.
A terceira fase do processo de seleção envolve a avaliação do plano de aula, preenchido no ato da inscrição, além de uma entrevista técnica, de caráter eliminatório. Por último, será feita a divulgação da primeira lista de convocação dos candidatos classificados, prevista para o dia 30 de dezembro.