Livro de imortal da APL e reitora da Unama reflete sobre papel de mulheres na gestão

O lançamento da obra "Maria, Maria(s): Autoetnografia de uma Mulher na Educação Superior", de Maria Betânia Fidalgo Arroyo, será lançado em 18 de setembro, a partir das 17h, no Foyer do Auditório David Mufarrej, na UNAMA da Alcindo Cacela. Toda a renda obtida com a venda do livro será revertida para doação à comunidade ribeirinha.

Publicado em 5 de setembro de 2024 às 18:24

(Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo lança seu novo livro)
(Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo lança seu novo livro) Crédito: Arquivo Pessoal

Escritora, imortal da Academia Paraense de Letras e reitora da Universidade da Amazônia (UNAMA), Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo lança seu novo livro, intitulado "Maria, Maria(s): Autoetnografia de uma mulher na gestão e na mudança da cultura organizacional”, no dia 18 de setembro, no Foyer do auditório David Mufarrej, em Belém. A obra é derivada da pesquisa de doutorado em Administração desenvolvida pela autora, aborda de maneira profunda e pessoal a posição da mulher na gestão educacional, explorando a cultura organizacional e o papel feminino na liderança de instituições de ensino superior.

O livro utiliza a própria trajetória acadêmica e profissional de Betânia Fidalgo como ponto de partida para uma reflexão sobre conquistas e desafios enfrentados por mulheres em um ambiente predominantemente masculino. Com uma linguagem acessível, a autora busca não apenas o público acadêmico, mas também leitores interessados em temas como representatividade, igualdade de gênero e gestão.

"Maria, Maria(s)" destaca como mulheres podem superar as barreiras impostas pelas estruturas patriarcais para alcançar posições de liderança, onde competência, criatividade e inovação são essenciais. "Espero que minha história inspire outras mulheres a persistirem em suas jornadas, enfrentando os desafios com determinação e acreditando no seu potencial para transformar a sociedade através da educação e de diferentes estratégias de gestão," declara Betânia Fidalgo, que também é pedagoga e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da Unama.

Com uma carreira marcada por importantes posições de liderança em instituições voltadas à educação, Betânia Fidalgo contribui significativamente para o debate sobre a representatividade feminina em posições de liderança. O livro ressalta a importância de uma visão humanística e sensível na gestão, atributos que a autora identifica como diferenciais femininos na construção de uma cultura organizacional mais inclusiva e inovadora.

A obra é um lançamento da Editora UNAMA e conta com o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA), na pessoa do presidente Alex Carvalho, do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), representado por Carlos Auad, e da Academia Paraense de Letras (APL). A renda obtida com a venda dos livros, informa a autora, será doada a associações de comunidades ribeirinhas de Belém.

Serviço

Lançamento do livro "Maria, Maria(s): Autoetnografia de uma mulher na gestão e na mudança da cultura organizacional”

Autora: Maria Betânia Fidalgo Arroyo

Data: 18 de setembro de 2024

Horário: 17 horas

Local: Foyer do Auditório David Mufarrej, UNAMA Alcindo Cacela, em Belém