Lula visita obras da COP30 e entrega casas no distrito de Outeiro, em Belém

São cerca de 30 intervenções em andamento na cidade, abrangendo mobilidade urbana, saneamento, desenvolvimento urbano, turismo e conectividade.

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 12:34

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve desembarcar em Belém nesta sexta-feira (14), para acompanhar o andamento das obras da COP 30.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve desembarcar em Belém nesta sexta-feira (14), para acompanhar o andamento das obras da COP 30. Crédito: Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve desembarcar em Belém nesta sexta-feira (14), para acompanhar o andamento das obras da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será sediada na capital paraense em novembro deste ano. Antes, Lula passará por Macapá–AP, em agenda oficial.

Ao lado do ministro das Cidades, Jader Filho, o presidente deve participar da entrega do residencial Viver Outeiro, um empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida. Serão entregues 1.008 unidades habitacionais para famílias de baixa renda. As moradias, do tipo apartamento, possuem 52,26 m² e fazem parte de um conjunto com 63 blocos.

“Será entregue ao povo de Outeiro, no próximo dia 14, com a presença do presidente Lula, enfim, aquelas pessoas que vão morar lá, uma obra que se arrastava há muito tempo. Quando chegamos ao Ministério das Cidades, essa obra estava paralisada, nós retomamos e vamos entregar com uma grande festa”, declarou Jader Filho em entrevista.

Obras para a COP30

Além da entrega das moradias, Lula deve visitar obras relacionadas à COP30. São cerca de 30 intervenções em andamento na cidade, abrangendo mobilidade urbana, saneamento, desenvolvimento urbano, turismo e conectividade. Entre elas, estão a revitalização das bacias do Tucunduba, Una e Tamandaré, além das reformas das avenidas Visconde de Souza Franco e Almirante Tamandaré.

O complexo do Mercado Ver-o-Peso, um dos principais cartões-postais de Belém, também passa por reformas. O Governo do Pará tem modernizado o sistema de saneamento do local, que recebe sua primeira grande intervenção sanitária em quase quatro séculos.

Ainda não há uma agenda detalhada sobre quais obras o presidente deve visitar. A expectativa é que, além da vistoria, Lula participe de reuniões com autoridades locais para discutir os próximos passos na preparação de Belém para receber a COP30.