Marinha reforça fiscalização de embarcações durante feriado da Semana Santa no Pará

Fiscalizações vão ocorrer em portos e ilhas da Grande Belém para garantir segurança e prevenir acidentes durante o feriado prolongado.

Publicado em 16 de abril de 2025 às 16:54

Marinha reforça fiscalização de embarcações durante feriado da Semana Santa no Pará
Marinha reforça fiscalização de embarcações durante feriado da Semana Santa no Pará Crédito: Divulgação/Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil vai intensificar a fiscalização de embarcações durante o feriado prolongado da Semana Santa, entre os dias 17 e 21 de abril, em áreas estratégicas da Região Metropolitana de Belém. A ação tem como objetivo garantir a segurança da navegação e prevenir acidentes e danos ao meio ambiente.

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) concentrará as abordagens em pontos com grande circulação de embarcações de esporte e recreio, como lanchas, iates e motos aquáticas. As fiscalizações acontecerão em locais como a avenida Bernardo Sayão, Porto Foca, Ilha do Combu, Ilha de Cotijuba e o distrito de Icoaraci.

Durante as inspeções, as equipes vão checar documentos das embarcações, habilitação dos condutores, número de passageiros, equipamentos de segurança obrigatórios — como coletes salva-vidas, extintores e boias — e as condições gerais das embarcações. Irregularidades podem resultar em notificações, multas e até na apreensão das embarcações.

A Marinha também reforça que está disponível para atender emergências ou denúncias por meio do telefone 185 (Disque Emergências Marítimas e Fluviais) e pelos números da CPAOR: (91) 3218-3950 e (91) 98134-3000 (WhatsApp).