Matadouro clandestino é fechado pela Polícia Civil; duas pessoas são autuadas

Polícia fecha matadouro clandestino de porcos no Pará; local tinha riscos à saúde e ao meio ambiente.

Publicado em 24 de abril de 2025 às 18:21

Matadouro clandestino é fechado pela Polícia Civil; duas pessoas são autuadas
Matadouro clandestino é fechado pela Polícia Civil; duas pessoas são autuadas Crédito: Divulgação/Polícia Civil

Na manhã desta quinta-feira (24), a Polícia Civil do Pará estourou um matadouro clandestino de porcos que funcionava sem nenhuma licença sanitária ou ambiental. A operação, batizada de Carne Fraca, aconteceu com apoio da Adepará, Vigilância Sanitária e Polícia Científica.

O espaço foi descoberto pela Delegacia de Proteção Animal (Depa), que confirmou uma série de irregularidades no local. Segundo o delegado Leandro Lima, os suínos eram criados em condições precárias de higiene e manejo, além de não haver qualquer controle de origem dos animais.

“Encontramos um criadouro e abatedouro completamente fora dos padrões. Além do risco à saúde pública, havia maus-tratos aos animais e poluição ambiental”, afirmou o delegado.

Além disso, restos de carne e outros resíduos estavam sendo descartados de forma irregular, o que pode contaminar o solo e até atingir recursos hídricos da região. Dois homens apontados como responsáveis pelo local foram identificados e autuados por maus-tratos, crimes ambientais e contra o consumidor.

O matadouro foi interditado pelos órgãos de fiscalização e os acusados foram levados à delegacia especializada, onde vão responder pelos crimes.

Com informações: Agência Pará