Moradores de Algodoal denunciam péssimas condições de flutuante do terminal hidroviário

Moradores denunciam que flutuante do terminal hidroviário de Algodoal não está atendendo as necessidades e apresenta risco de acidentes; prefeitura promete inspeção e reparos.

Imagem de perfil de Jorge Mateus

Jorge Mateus

Reporter / [email protected]

Publicado em 18 de fevereiro de 2025 às 16:27

Moradores de Algodoal denunciam as péssimas condições do flutuante do terminal hidroviário
Moradores de Algodoal denunciam as péssimas condições do flutuante do terminal hidroviário Crédito: Redes Sociais

Algodoal é o destino de milhares de turistas que buscam descanso, lazer e diversão no litoral do Pará. No entanto, para quem mora ou visita a ilha, há preocupações quanto à infraestrutura local. Segundo moradores, o flutuante do terminal hidroviário está em péssimas condições, colocando em risco quem precisa embarcar ou desembarcar.

Naldo Mesquita, morador e dono de embarcação na ilha, registrou vídeos da situação e enviou à nossa redação. Em entrevista ao Roma News, ele afirmou que a própria comunidade alertou os engenheiros sobre problemas na obra, mas os avisos foram ignorados.

“A rampa de acesso ao flutuante está totalmente errada, mas eles (engenheiros da obra) disseram que a gente estava enganado. E agora está aí a situação. Fizeram um flutuante que não flutua quando a maré seca. A gente já vinha avisando há muito tempo que isso ia acontecer”, relatou Naldo.

A comunidade denuncia que, durante a maré seca, a estrutura não flutua, ficando completamente apoiada no solo, o que causa danos ao material. Além disso, criticam a Prefeitura Municipal de Maracanã, responsável pela ilha, por não oferecer a assistência necessária.

“A Prefeitura pouco se importa com isso. Na verdade, eles pouco se importam com a região de Maiandeua. A gente já vinha alertando sobre a situação, tentamos fazer uma reforma, mas não temos a estrutura ideal para isso. Vamos apenas fazendo alguns ajustes para evitar que piore ainda mais”, afirmou o morador.

A falta de manutenção tem levado à deterioração da estrutura, que apresenta corrosão avançada. “O ferro com ferrugem vai ficando fraco. Com a maré secando e o peso sobre a estrutura, ela não aguentou e acabou arrebentando. O flutuante se afastou um pouco da rampa de acesso e acabou cedendo. Como sempre falo, é uma tragédia anunciada. Se houvesse manutenção preventiva, o prejuízo seria muito menor ou talvez nem existisse”, alertou Naldo.

A redação do Roma News solicitou um posicionamento para Prefeitura de Maracanã sobre a situação. Em nota, a prefeitura informou que está ciente do problema e tomará as providências necessárias para realizar os reparos no flutuante. Segundo o comunicado, uma equipe técnica será enviada ao local para inspecionar a estrutura, avaliar o nível de corrosão e os danos causados pelo contato com o sal. A partir desse levantamento, serão adotadas as medidas cabíveis para garantir a segurança e a mobilidade dos moradores.