Morre Renato Chalu Pacheco, um dos fundadores do Tênis Clube Pará e médico, aos 102 anos, em Belém

"Chalu deixa um patrimônio de comprometimento, ética e excelência na medicina", afirma o Sindmepa, em um comunicado.

Publicado em 31 de outubro de 2024 às 17:16

Morre Renato Chalu Pacheco, um dos fundadores do Tênis Clube Pará e médico, aos 102 anos, em Belém
Morre Renato Chalu Pacheco, um dos fundadores do Tênis Clube Pará e médico, aos 102 anos, em Belém Crédito: Reprodução/SINDMEPA

Faleceu, aos 102 anos, em Belém, o médico-cirurgião Renato Chalu Pacheco. Membro mais antigo do Sindmepa e um dos fundadores do Tênis Clube do Pará. O profissional, cuja carreira foi caracterizada tanto pela prática quanto pelo ensino da Medicina e pelo suporte ao esporte, foi agraciado com homenagens.

Segundo um comunicado oficial, o Sindmepa declara que Dr. Chalu, como era chamado, "deixa um legado de comprometimento, ética e excelência na medicina: Chalu foi um notável médico e um companheiro que compreendeu a relevância de se juntar ao Sindmepa, contribuindo assim para a proteção da nossa classe. Além da saudade, deixa um exemplo de vida", afirmou Waldir Cardoso, conselheiro fiscal do Sindicato.

Por outro lado, o Conselho Regional de Medicina do Pará (CRM-PA) emitiu uma nota de pesar nas redes sociais, expressando suas condolências aos parentes e amigos do profissional.

O Tênis Clube do Pará fez uma homenagem destacando a importância de Chalu na trajetória do clube: "sempre comprometido com o esporte e com a nossa comunidade. A sua paixão, liderança e contribuição valiosa deixarão uma impressão duradoura em nossos corações. Neste instante de dor, juntamo-nos para prestar homenagem a este grande homem que tanto nos motivou.", afirma o texto.

Quem foi Renato Chalu Pacheco

Renato Chalu Pacheco, que é natural da Guiana Francesa, escolheu a Medicina quando chegou ao Brasil, fugindo da Segunda Guerra Mundial. Foi aprovado no vestibular na primeira tentativa, porém, como seu certificado de ensino médio francês não tinha sido revalidado, não teve a oportunidade de estudar. Em um novo esforço, obteve êxito na Medicina e, desde então, tem se dedicou em salvar vidas e aprimorar a qualidade de vida das pessoas.

Durante a guerra, trabalhou no comitê Charles de Gaulle, (ex-primeiro-ministro francês), em Belém, para auxiliar as forças aliadas. No decorrer de sua carreira, o médico desempenhou diversas funções; além de trabalhar em diversos hospitais, lecionou medicina na Universidade do Estado do Pará (Uepa) e lecionou francês no colégio Paes de Carvalho e na Escola Prática.

Durante sua juventude, o médico se destacou no tênis pelo clube do Remo e assumiu a presidência da Federação Estadual de Tênis, liderando os jovens em competições por todo o Brasil. As regiões visitadas incluem Ceará, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul, além de diversos intercâmbios com a Guiana Francesa.

Enterro

O corpo de Renato Chalu Pacheco está sendo velado na Capela Max Domini, localizada na avenida José Bonifácio, número 1550, em Belém, desde as 7h desta quinta-feira, 31 de outubro. O sepultamento ocorrerá na sexta-feira, 1º de novembro, no Cemitério Recanto da Saudade.