Mulher é presa após denúncia de abandono de vulnerável em Prainha, no Pará

Uma denúncia foi feita ao Conselho Tutelar que, após análise da situação, entrou em contato com a Polícia Militar.

Publicado em 6 de fevereiro de 2025 às 11:50

Mulher abandona filhos pequenos por cerca de três dias sozinhas em casa, no município de Prainha.
Mulher abandona filhos pequenos por cerca de três dias sozinhas em casa, no município de Prainha. Crédito: Divulgação

Uma mulher, que não teve a sua identidade revelada, foi presa por abandonar seus filhos, ainda crianças, por cerca de três dias sozinhas em casa, na Vila de Boa Vista do Cuçari, localizada no município de Prainha, oeste paraense. O caso ocorreu na segunda-feira (03).

Uma denúncia foi feita ao Conselho Tutelar que, após análise da situação, entrou em contato com a Polícia Militar. Ao se dirigir ao local indicado, sendo uma localidade distante e de difícil acesso, as duas crianças foram encontradas em total vulnerabilidade.

Segundo informações da Polícia Militar, quando os agentes policiais chegaram na residência indicada, as crianças estavam sozinhas, nuas, sujas, com fome e sem qualquer adulto por perto. A residência estava em condições insalubres e não apresentava segurança ou higiene adequadas para as crianças, que estavam em situação de risco.

Diante da situação, a Polícia Militar levou as crianças para a casa de uma tia, e iniciou a busca pela mãe das crianças, que foi encontrada consumindo bebida alcoólica. A mulher foi presa em flagrante. A apresentação da mulher na Delegacia de Polícia Civil de Prainha foi dificultada pela distância entre a Vila de Boa Vista do Cuçari e a cidade de Prainha, que só pode ser alcançada por transporte aquático, o que gerou atraso nos procedimentos cabíveis.

Ainda segundo a polícia, a mulher, que já havia sido presa anteriormente por abandono das mesmas crianças, demonstrou um padrão de negligência em relação aos filhos e o Conselho Tutelar estava ciente do histórico da mulher que deixou os filhos em situação de abandono mais de uma vez. Soluções que proporcionem o bem-estar das crianças estão sendo analisadas.