Publicado em 15 de março de 2025 às 18:30
No dia 15 de março, o Dia da Escola é comemorado em todo o Brasil. Em Belém, a data ganha um significado ainda mais especial. O Dia da Escola vai além das paredes físicas de uma instituição educacional e nos convida a refletir sobre o poder transformador da educação.>
Este dia é uma oportunidade para celebrar as conquistas, reconhecer o trabalho dos educadores, e reforçar a importância das escolas como espaços de aprendizado, crescimento pessoal e desenvolvimento social.>
O Dia da Escola, portanto, é um momento não apenas para celebrar as conquistas já alcançadas, mas também para reforçar o compromisso com a melhoria contínua da educação, com investimentos no futuro de suas crianças e jovens. A educação é, sem dúvida, um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade justa e igualitária. Os esforços para garantir uma educação de qualidade são um reflexo desse compromisso e um exemplo do que é possível alcançar quando a educação é vista como uma ferramenta de transformação social.>
Fortalecendo a Inclusão>
Além das melhorias em infraestrutura e materiais pedagógicos, há um investimento na inclusão de estudantes com necessidades especiais, em Belém. Essa semana, foram convocados 100 novos acompanhantes escolares para garantir que todos os alunos, independentemente de suas necessidades, possam ter uma educação de qualidade e inclusiva. Essa é mais uma medida importante para tornar a educação mais acessível e equitativa para todos.>
Em Belém, a data é celebrada com destaque para as ações que buscam melhorar a qualidade da educação pública. A Escola Municipal Benvinda de França Messias, localizada no bairro de São Brás, é um dos exemplos mais notáveis dessa melhoria, alcançando uma pontuação de 9.2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), uma avaliação que reflete o esforço contínuo de educadores, funcionários e gestores da instituição. A escola, que atende tanto crianças quanto jovens e adultos no turno da noite, é um reflexo de como a dedicação dos profissionais de educação tem contribuído para um ensino de qualidade.>
A diretora Nilma do Socorro Machado Cardoso enfatiza o compromisso da escola com a transformação social: “A educação é o alicerce que transforma vidas. Aqui, temos um compromisso com a construção de um futuro melhor para nossos alunos, e esse trabalho é realizado com amor, dedicação e esforço diário de toda a equipe escolar”.>
A importância da escola no desenvolvimento das crianças é igualmente ressaltada pela professora Sabrina Paracampo, que trabalha na instituição. Para ela, a escola desempenha um papel fundamental na formação de cidadãos e no desenvolvimento de habilidades essenciais, como a convivência social. “Aqui, formamos cidadãos, trabalhamos a socialização, o respeito ao outro, a convivência em grupo, e isso tudo é essencial para o desenvolvimento saudável das crianças. A escola é um espaço fundamental onde eles aprendem, crescem e se transformam”, destaca Sabrina.>
Edna Miranda, merendeira da escola há 10 anos, também vê a educação como uma experiência transformadora para os alunos. “Trabalhar aqui é um privilégio. Eu vejo o impacto que o alimento tem no rendimento dos alunos. Quando eles vêm aqui, recebem não apenas uma boa refeição, mas o carinho e o cuidado que todos precisam”.>
Rita Soares, mãe de duas alunas da instituição de ensino, reforça a importância da instituição no desenvolvimento dos filhos. “Eu sou muito grata pela oportunidade que meus filhos têm de estudar aqui. A escola é um lugar que eles aprendem, crescem e fazem amigos. Eu vejo a mudança no comportamento deles, o crescimento no aprendizado e a confiança que eles têm no futuro”, compartilhou Rita.>
Programa Pro-Leitura>
O programa Pro-Leitura visa resolver o problema da alfabetização em idade certa, um desafio enfrentado por cerca de 50% dos estudantes da rede municipal. O Pro-Leitura oferece formação contínua aos professores, material didático adaptado e avaliações bimestrais para acompanhar o progresso dos alunos, especialmente no contexto local. O secretário municipal de Educação, Patrick Tranjan, ressalta a importância desses investimentos: “Estamos investindo de forma estratégica na educação. O Pro-Leitura é apenas um dos exemplos de como estamos trabalhando para garantir que nossas crianças tenham a educação que merecem”.>
Além disso, mais de 30 mil livros paradidáticos foram distribuídos às escolas da rede municipal, com o objetivo de fomentar a leitura e a alfabetização. Esses livros, desenvolvidos por professores paraenses, fortalecem a conexão dos alunos com a literatura local e contribuem para o processo educacional. Uma consulta está sendo promovida para selecionar novos títulos de autores locais, com o intuito de aproximar ainda mais as crianças da cultura literária de sua terra.>
A infraestrutura das escolas também tem recebido atenção. Cinco novas unidades de ensino estão sendo construídas, incluindo as escolas Inês Maroja, EMEI Guamá, EMEI Pratinha, Théodor Badotti e Parque Amazônia. Essas novas unidades ampliarão a oferta de vagas e melhorarão as condições de aprendizado para milhares de crianças. Além disso, outras cinco escolas estão passando por reformas, com melhorias na segurança e na infraestrutura, criando um ambiente mais adequado para estudantes e servidores.>