No Pará, Prefeitura de Parauapebas interdita pontes com risco de desabamento

A ponte do rio Parauapebas, nas proximidades do balneário City Park, e a ponte sobre o rio Itacaiúnas, na região do Contestado, estão com as estruturas comprometidas.

Publicado em 29 de janeiro de 2025 às 07:59

Ponte sobre o rio Itacaiúnas, na região do Contestado, em Marabá, no Pará.
Ponte sobre o rio Itacaiúnas, na região do Contestado, em Marabá, no Pará. Crédito: Agência Pará

A ponte do rio Parauapebas, nas proximidades do balneário City Park, está interditada a partir desta quarta-feira (29), para execução de reforços e reparos. Segundo informações da Prefeitura de Parauapebas, um laudo técnico apresentado pela Secretaria Municipal de Obras (Semob) relata que a ponte está com sua estrutura comprometida, sob o risco de colapso estrutural, devido à alta carga de caminhões que trafegam no local.

Outra ponte interditada é a ponte sobre o rio Itacaiúnas, na região do Contestado, que também está com sua estrutura comprometida. O laudo técnico recomenda a interdição imediata da ponte para avaliação do concreto e ferragens, sob o risco de colapso estrutural devido ao tráfego de caminhões e veículos leves.

A ponte do Itacaiúnas atende os municípios de Parauapebas e Marabá, havendo uma responsabilidade compartilhada em sua manutenção.

A medida de interdição dessas pontes é necessária para preservar a integridade física dos cidadãos e garantir a segurança no tráfego de pessoas e veículos, sendo um dever do poder público adotar medidas preventivas para evitar acidentes e danos materiais, bem como proteger o interesse coletivo.

Com a interdição das pontes, estará autorizada a mobilização de todos os órgãos da Administração Pública para atuarem na solução do problema, sendo adotadas providências quanto a sinalização, estudos técnicos e o fechamento imediato do local por meio de barreiras físicas, a fim de evitar a circulação de pessoas e veículos durante o período de interdição.

A interdição se aplica ao tráfego de veículos, pedestres e todas as formas de uso das referidas pontes, até que sejam realizadas as obras necessárias para garantir sua segurança e funcionalidade.