Publicado em 26 de setembro de 2024 às 09:22
O trânsito na Região Metropolitana de Belém segue sendo um desafio diário para motoristas, ciclistas e pedestres. E, com a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), batendo na porta, o Governo do Pará está promovendo a maior reestruturação viária da região metropolitana de Belém dos últimos 20 anos.
As obras realizadas pela atual gestão incluem a construção de avenidas, cinco viadutos, o BRT Metropolitano, a nova Avenida Liberdade e a nova Rua da Marinha. Esta última executada no bairro da Marambaia, em Belém. Estruturas urbanas que devem ampliar a fluidez do tráfego e a segurança para motoristas e pedestres e são um legado da COP30 que acontece em novembro de 2025, na capital paraense.
Conheça as obras:
Nova Rua da Marinha - No último dia 17 de setembro, o governador Helder Barbalho (MDB), assinou a Ordem de Serviço para o início das obras de prolongamento e duplicação da nova Rua da Marinha, no bairro da Marambaia, em Belém. O projeto, um dos legados da COP 30, vai interligar a Rodovia Augusto Montenegro e a Avenida Centenário, transformando a via em um grande corredor de mobilidade urbana.
"Hoje estamos dando mais um passo nessa importante iniciativa das obras de duplicação da Rua da Marinha, que vai da Augusto Montenegro até a Centenário. São 3,5 quilômetros em que estaremos fazendo a duplicação de todo esse trecho, com três pistas de cada lado, ou seja, seis pistas, além de uma rotatória no canal que corta esta região. Isso significa uma nova avenida estratégica para a mobilidade urbana, para o planejamento urbano de Belém, integrando vários bairros que compõem essa região, facilitando o acesso e permitindo a melhoria de todo o fluxo de veículos que vem de Icoaraci e Outeiro, assim como Ananindeua, àqueles que utilizam a Rodovia Mário Covas, o 40 Horas, o Tapanã, passam a ter essa outra alternativa, integrando com a Pedro Álvares Cabral, a Centenário, criando um novo eixo de tráfego para Belém e Região Metropolitana", destacou o governador Helder Barbalho.
O prolongamento e duplicação da nova Rua da Marinha terá uma extensão de 3,5 quilômetros. Os serviços, executados visam diminuir os congestionamentos na região, melhorando a segurança viária, diminuindo o tempo de viagem em Belém e Região Metropolitana, garantindo o desenvolvimento urbano com mobilidade.
A Nova Rua da Marinha terá duas pistas com sentido duplo, onde cada pista será composta por três faixas de rolamento, ciclofaixa e passeio com acessibilidade. O projeto destaca que serão transplantadas árvores da área atual para os canteiros centrais, como parte das condicionantes para o licenciamento ambiental.
A via contará com uma rotatória sobre o Canal São Joaquim, que interligará a Rua da Marinha com a Perna Norte, que forma o Complexo do Mangueirão, reduzindo o tempo de viagem em relação aos hoje observados.
A obra da Nova Rua da Marinha também terá sinalização gráfica horizontal e vertical, paradas de ônibus recuadas com totens informativos e nova iluminação em led, proporcionando mais conforto e segurança aos usuários da via.
BRT Metropolitano - Outra obra estruturante está em andamento na BR-316, principal corredor de entrada e saída da capital paraense, que receberá até o final da obra, mais de 20 quilômetros de asfalto da rodovia, executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).
As pistas expressas já estão cerca de 85% executadas, os túneis com mais de 90% concluídos e o Centro de Controle Operacional está 98% de avanço. As intervenções fazem parte do projeto BRT Metropolitano, um conjunto de obras no trecho dos 10,8 quilômetros da BR-316, que juntas vão proporcionar qualidade de vida aos moradores, com mais infraestrutura e mobilidade. No momento mais de mil operários atuam em três turnos para cumprir o cronograma pré-estabelecido.
O município de Ananindeua, na RMB, ganhará dois novos viadutos, sendo um localizado na avenida Mário Covas com a Três Corações e outro na Mário Covas com a avenida Independência.
Os dois viadutos têm o prazo de entrega em 12 meses. Eles se somarão aos viadutos da avenida Ananin, entregues em julho de 2023, e aos viadutos em construção na rodovia BR-316, no cruzamento com a avenida Independência e com a Alça Viária, estes previstos para serem entregues em dezembro. A melhoria da qualidade de vida com o investimento estadual é prioridade para o governador do Estado.
“Esses viadutos vão se somar aos outros investimentos do Estado para melhorar cada vez mais a qualidade de vida da população de Ananindeua e Região Metropolitana e serão fundamentais no projeto de mobilidade para a COP 30”, afirma o Governador Helder Barbalho.
Está sendo construído um viaduto da avenida Mário Covas com a Independência terá o comprimento de 39 metros; já o viaduto da Mário Covas com a 3 Corações tem o comprimento de 40 metros.
Avenida Liberdade - Em agosto deste ano, a obra já estava com 20% de execução. A via vai conectar a Alça Viária à Perimetral, e será uma nova alternativa de acesso à capital paraense, Belém. "As obras da Avenida Liberdade estão dentro do cronograma, com previsão de entrega em novembro de 2025. Será uma nova rota de chegada e saída da RMB, beneficiando Belém, Ananindeua, Marituba e outras regiões, como o sul do Pará, o Porto de Vila do Conde e o Baixo Tocantins", declarou o governador, Helder Barbalho.
A Avenida Liberdade terá uma extensão de 13,3 quilômetros, com duas faixas de tráfego em cada sentido e acostamentos de 2,5 metros em ambos os lados. O projeto inclui faixas exclusivas para ciclistas, pavimento ecológico na ciclovia e iluminação alimentada por energia solar.
A infraestrutura também contará com sistema de vídeo-monitoramento de tráfego, barreiras laterais para impedir o acesso de pedestres e seis obras entre viadutos e pontes. A construção da Avenida Liberdade reafirma o compromisso do Governo do Estado com a modernização e sustentabilidade da infraestrutura de transporte na RMB, refletindo a dedicação à melhoria da qualidade de vida da população.
"Será uma nova rota de chegada e saída da RMB, beneficiando Belém, Ananindeua, Marituba e outras regiões, como o sul do Pará, o Porto de Vila do Conde e o Baixo Tocantins", completou o governador.
Ele citou, também, a criação de uma alternativa ao fluxo da BR-316. "Essa obra vai transformar a mobilidade urbana e melhorar a qualidade de vida da população".