Ônibus de Belém terão acesso gratuito no domingo de votação; veja como vai funcionar

O usuário terá acesso aos terminais, estações e pontos de ônibus sem a necessidade de pagamento de tarifas, o benefício cumpre a ordem do STF.

Publicado em 5 de outubro de 2024 às 08:21

A meta é assegurar o exercício completo do voto a todos os votantes.
A meta é assegurar o exercício completo do voto a todos os votantes. Crédito: Reprodução/Semob

O eleitor de Belém terá acesso gratuito aos ônibus, das 4h da manhã até as 23h59 deste domingo, 6, período em que a catraca estará fechada, sem a intervenção do cobrador. O usuário terá acesso aos terminais, estações e pontos de ônibus sem a necessidade de pagamento de tarifa.

O passageiro deve sair pela mesma porta pela qual entrou. Em outras palavras, quem entrar pela porta da frente descerá pela frente e quem entrar pela porta de trás, descerá pela porta de trás.

O decreto municipal no 112.424, divulgado no Diário Oficial do Município de 27 de setembro pela Prefeitura de Belém, cumpre a ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A meta é assegurar o exercício completo do voto a todos os votantes.

Para atender a essa exigência, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) encaminhou um ofício às empresas responsáveis por assegurar essa gratuidade entre as 4 da manhã e as 23h59, instruindo-as a bloquear a catraca e a fixar um aviso nos veículos sobre a decisão.

A Semob também instruiu as empresas a manter a frota conforme os dias úteis, a fim de suprir a demanda direcionada às zonas eleitorais de Belém e distritos. Os funcionários da Semob conduzirão uma operação especial de supervisão nos terminais de ônibus e do BRT, para garantir o cumprimento da ordem.