Órgãos do Sistema de Segurança atuam integrados em Reunião do G20, em Belém

Por toda a semana, agentes promovem policiamento ostensivo, escoltas e monitoram pontos estratégicos com foco na ampla segurança do evento.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

Publicado em 31 de outubro de 2024 às 12:01

Órgãos do Sistema de Segurança do Estado e município, desenvolve as ações de segurança voltadas para a 4ª Reunião do G20, em Belém.
Órgãos do Sistema de Segurança do Estado e município, desenvolve as ações de segurança voltadas para a 4ª Reunião do G20, em Belém. Crédito: Divulgação/Segup

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), integrada com a Polícia Federal e os demais órgãos do Sistema de Segurança do Estado e município, desenvolve as ações de segurança voltadas para a 4ª Reunião do Grupo de Trabalho de Redução de Risco e Desastres do G20 e do Encontro Ministerial de Redução de Riscos e Desastres, realizados, desta quarta-feira, 30, até a próxima sexta-feira, 1°, no Hangar - Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.

“A operação de segurança pública no evento do G20 de Mudanças Climáticas, em Belém, iniciou ontem, no dia 29, com a chegada do primeiro ministro a aterrissar em solo paraense e se estenderá até o próximo dia 4, com a decolagem do último ministro participante do evento. Teremos aqui várias autoridades internacionais. O Sistema de Segurança Pública atua de maneira integrada com os órgãos federais e nós estaremos apoiando na segurança, assim como no policiamento ostensivo próximo aos hotéis usados pelas delegações, e em pontos turísticos, e na segurança viária no entorno do Hangar”, explicou, Luciano de Oliveira, secretário adjunto de Gestão Operacional da Segup.

Ações - As equipes da Polícia Militar atuam com reforço nas escoltas da equipe ministerial que acompanha o G20, em apoio à logística da Polícia Federal, que coordena as ações. Os agentes atuam ainda, nas vias e nos pontos estratégicos para garantir o policiamento ostensivo.

A Polícia Civil atua com o reforço no expediente das seccionais próximas ao local do evento, com objetivo de atender às demandas caso sejam necessárias. O Corpo de Bombeiro Militar já realizou a fiscalização e averiguação do local do evento para que tudo possa transcorrer com tranquilidade.

Central de Escolta - As equipes do Departamento de Trânsito do Estado estão reunidas em um gabinete de monitoramento, realizando a coordenação das equipes de escoltas com os batedores para o traslado das autoridades até o Hangar.

Monitoramento - As equipes de segurança estarão reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle da Segup, nos dias 31 e 01 de novembro, onde os pontos focais de cada instituição estarão com o esforço concentrado no monitoramento do evento, em tempo real, por meio das câmeras de videomonitoramento instaladas no entorno do evento, assim como no trajeto de deslocamento logístico das escoltas até o Hangar.

“Nosso efetivo estará atuando com objetivo de contribuir em todas as frentes para que possamos ter mais um evento de nível Internacional aqui na cidade de Belém, devidamente planejado, de maneira conjunta, inclusive com a participação do Ministério das Relações Exteriores, sabendo que já temos essa experiência adquirida, principalmente com a realização da Cúpula da Amazônia, já realizada aqui, e trabalhando com a expectativa de que tudo ocorra dentro da maior normalidade possível”, enfatizou Luciano de Oliveira sobre as ações de segurança integradas desenvolvida para mais um encontro do G20, em Belém.

Integração - As ações de segurança envolvem, de forma conjunta, representantes das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiro Militar, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Estado de Administração penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Polícia Federal, Exército Brasileiro, Agência Brasileira de Inteligência (Abin)Guarda Municipal de Belém, Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob).