Pará formaliza a compra de 265 ônibus para o BRT Metropolitano

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial da União os contratos que asseguram a compra da nova frota de veículos.

Publicado em 5 de novembro de 2024 às 08:21

Pará formaliza a compra de 265 ônibus para o BRT Metropolitano
Pará formaliza a compra de 265 ônibus para o BRT Metropolitano Crédito: Marcos Santos/Agência Pará

O Diário Oficial da União publicou na última segunda-feira, 4, dois extratos de contratos que asseguram a compra de 265 novos veículos para o sistema de BRT da Região Metropolitana de Belém. Todos os veículos comprados pelo Governo do Pará possuem ar-condicionado, conexão wi-fi, conexão elétrica e recursos de acessibilidade.

Os acordos asseguram o empréstimo de R$ 366.858.232,00 para a compra de uma nova frota de ônibus, que será destinada ao Sistema Integrado de Transporte Público (SIT/RMB). A compra dos novos veículos é resultado de uma parceria estabelecida entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará.

No total, 40 unidades são veículos elétricos que serão empregados nas Linhas Troncais do BRT Metropolitano, com capacidade para transportar 75 passageiros. Por outro lado, 255 unidades são ônibus Euro 6, equipados com motores a combustão, turbodiesel, com tecnologias avançadas para diminuir as emissões de poluentes no ar.

Os ônibus renovados são um progresso na sustentabilidade, ao incorporar tecnologias que reduzem a liberação de carbono e aprimoram a qualidade do ar. "Nosso objetivo é revolucionar a mobilidade urbana em Belém, não somente para aprimorar o tráfego, mas também para assegurar um futuro mais sustentável", declarou Helder Barbalho.

A seleção dos novos modelos demonstra uma política ambiental consciente, em sintonia com os objetivos mundiais de sustentabilidade e preparando a região para ser um destaque na COP 30.

O BRT Metropolitano, além da conveniência dos novos veículos, vai solucionar um problema antigo de mobilidade urbana na área que conecta as cidades de Belém, Ananindeua e Marituba. Com vias dedicadas aos ônibus que compõem o sistema, além de diminuir o tempo de deslocamento dos cidadãos que necessitam usar o transporte coletivo.

A renovação da frota de ônibus no Pará ocorre através do acordo estabelecido entre o Ministério das Cidades e o Governo do Pará (265 veículos) e pelo Novo PAC Seleções (238 veículos), conforme a seleção anunciada em maio deste ano.