Páscoa: consumo de chocolate exige atenção redobrada de diabéticos; nutricionista dá dicas

As crianças encontram um desafio maior e os pais devem fazer escolhas conscientes para aproveitar essa época.

Publicado em 16 de abril de 2025 às 19:41

Consumo de chocolate exige atenção redobrada de diabéticos.
Consumo de chocolate exige atenção redobrada de diabéticos. Crédito: Reprodução/ Divulgação/ Sociedade Brasileira de Diabetes

A páscoa é sem dúvidas a época mais doce do ano, e seja por causa dos corredores de supermercados lotados de ovos de chocolates, ou dos anúncios de ovos de colher personalizados pelas docerias, é quase impossível resistir a um chocolatinho.

Mas para pessoas com restrições alimentares, o consumo mais “empolgante” de chocolate nessa época do ano, pode significar um risco maior à saúde, e é preciso mais disciplina e cuidado, principalmente para os diabéticos.

A nutricionista, Julia Martins, alerta que nem todo tipo de chocolate é indicado para esse público e que além da quantidade de açúcar, é preciso ter cuidado também com a quantidade de gordura. “O mais indicado é que essa pessoa com diabetes, reduza essa quantidade de chocolate e também fique de olho na composição. É interessante que esse chocolate não tenha tanta gordura, o chocolate branco, por exemplo, não é muito indicado e é preferível um chocolate mais amargo, que tem um percentual de cacau maior”, explica.

Ainda de acordo com a nutri, o chocolate mais recomendável para um consumo saudável é o chocolate com 60% de cacau, ou seja o chocolate meio amargo. “É o chocolate que vai ter mais antioxidante, mais benefícios do cacau, além de menos gordura e menos carboidrato”.

Apesar de ser a opção mais saudável, o chocolate meio amargo não agrada a todos, principalmente as crianças, que preferem a opção ao leite. Nesse caso os pais precisam buscar outras alternativas, como limitar a quantidade de chocolate ofertada a criança, procurar um chocolate especial com menos açúcar, além de tentar apresentar o chocolate de outra forma, usando frutas por exemplo. 

Já para os adultos diabéticos, que não querem passar vontade, a dica é fazer escolhas conscientes para aproveitar essa época. “Há muitas opções de chocolates sem açúcar no mercado, geralmente com adoçantes como stevia, eritritol ou xilitol”, finaliza a nutricionista.