PF prende colombiana com cocaína em bagagem no aeroporto de Belém

Droga escondida em malas seria transportada em voo à Europa

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 09:20

Droga escondida em malas seria transportada em voo à Europa
Droga escondida em malas seria transportada em voo à Europa Crédito: Divulgação/Polícia Federal

Uma colombiana foi presa por tráfico internacional de drogas no Aeroporto Internacional de Belém, no fim da noite desta quinta-feira (13). Vinda da Colômbia, ela tentou embarcar de Belém a Portugal com 1,278 quilo de cocaína.

Há três dias, a Polícia Federal havia prendido uma venezuelana no aeroporto, também tentando entrar na Europa com cocaína vinda da Colômbia.

A droga estava dentro da estrutura metálica de duas malas despachadas, que tinham apenas roupas nos compartimentos regulares. A passageira foi abordada após a emigração, à espera do voo que saiu às 22h50. Flagrada na revista pessoal feita pela PF, ela foi levada com a droga à Superintendência da Polícia Federal no Pará e, após procedimentos, teve 1.250 euros apreendidos e foi encaminhada ao Sistema Prisional do estado.

A suspeita foi da capital colombiana, Bogotá, a Guarulhos/SP, no dia 8 deste mês. Três dias depois, veio de São Paulo a Belém e, em outro tíquete aéreo planejava tomar voo direto a Lisboa. Além disso, ela tinha comprado passagem de ônibus de Lisboa a Madri, na Espanha.

A origem das duas passageiras estrangeiras flagradas pela PF nesta semana mostra que cartéis colombianos têm investido em Belém como porta de saída de cocaína, cooptando mulheres.

A função, conhecida popularmente como “mula”, também se enquadra como tráfico internacional de drogas, um crime qualificado como hediondo pela legislação penal brasileira. A pena é de 5 a 15 anos de reclusão, com acréscimo de um a dois terços se for internacional.