PF prende suspeito de roubo de gado apreendido

Nesta segunda fase da operação também são investigados incêndios criminosos na Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu.

Publicado em 30 de janeiro de 2025 às 17:57

(Nesta segunda fase da operação também são investigados incêndios criminosos na Terra Indígena Apyterewa)
(Nesta segunda fase da operação também são investigados incêndios criminosos na Terra Indígena Apyterewa) Crédito: ASCOM PF 

A Polícia Federal deflagrou a segunda fase da operação Abigeatus, contra suspeitos de roubar gado apreendido da Terra Indígena (TI) Apyterewa nesta quinta-feira (30). Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um de prisão, na zona rural de São Feliz do Xingu/PA, em locais próximos à terra indígena. 

Na operação, uma pessoa foi presa preventivamente e foram apreendidos aparelhos celulares. Os alvos são suspeitos de subtrair gado que, por ter sido criado ilegalmente em área indígena, havia sofrido perdimento determinado pelo STF. O gado apreendido permanecia na TI, à espera de destinação dada pela Justiça.

Os roubos investigados nesta segunda fase da operação Abigeatus teriam ocorrido em julho e setembro de 2024. Na ação criminosa de setembro, a vegetação no caminho foi queimada a fim de dificultar a recuperação dos animais pelas equipes da Funai, Ibama e Força Nacional. Uma ponte de madeira, logo após a saída da TI, próximo à Vila São Francisco, foi serrada, também como forma de sabotagem, e até tiros foram disparados contra os servidores federais.

A primeira fase da operação ocorreu ainda em junho de 2024, em virtude de subtrações ocorridas em maio do mesmo ano. Na ocasião, um mandado de busca e apreensão foi cumprido.

Os incêndios criminosos, além de ter colocado em risco o gado arrebanhado e diversos animais silvestres, também causaram grande poluição atmosférica na região, já extremamente castigada pelas queimadas, e demandou esforço redobrado dos brigadistas presentes na base da Funai.

As investigações prosseguem no sentido de identificar todos os envolvidos nas ações criminosas.