Piloto desaparecido na floresta amazônica após pane em aeronave é encontrado entre destroços, no Pará

Equipes de resgate realizavam as buscas por Marcelo, que estava sozinho a bordo, desaparecido desde o dia da queda da aeronave.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 22 de abril de 2025 às 12:32

O piloto Marcelo Noronha Muniz foi encontrado por uma equipe de resgate da Defesa Civil de Oriximiná, no oeste paraense.
O piloto Marcelo Noronha Muniz foi encontrado por uma equipe de resgate da Defesa Civil de Oriximiná, no oeste paraense. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

O piloto Marcelo Noronha Muniz, de 58 anos, foi encontrado por uma equipe de resgate da Defesa Civil de Oriximiná, no oeste paraense, na manhã desta terça-feira (22), entre os destroços de uma aeronave que caiu na floresta amazônica, na última quarta-feira (16). Equipes de resgate realizavam as buscas por Marcelo, que estava sozinho a bordo, desaparecido desde o dia da queda da aeronave.

Segundo informações da Polícia Civil, ele decolou da pista de garimpo Olímpia, no município de Oriximiná, oeste paraense, em um avião de pequeno porte modelo Cessna 182, matrícula PT-IVN, com destino à pista conhecida como “Nova”, localizada a cerca de 61 quilômetros do ponto de origem. A aeronave desapareceu em uma área próxima à aldeia Kaxuyana-tunayana, que fica perto da fronteira entre Brasil e Guiana.

A família informou que o piloto fazia transporte de alimentos para uma área próxima de onde saiu, e procurou a polícia logo após a queda da aeronave, informando que Marcelo Noronha estava com uma antena de internet via satélite, e que ainda conseguiu comunicar a família e colegas que estava com problemas no motor da aeronave, usando também o rádio do avião.

Os familiares ainda relataram à polícia, que o último contato com o piloto foi por volta das 12h20, do dia 16, quando ele enfrentava problemas no voo, e um líder indígena relatou ter visto a aeronave cair nas proximidades da aldeia.

A Polícia Civil informou que está investigando o caso, e a Força Aérea Brasileira (FAB) informou por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que as buscas pela aeronave de matrícula PT-IVN, modelo Cessna 182, estavam sendo realizadas pela Defesa Civil do município, com o apoio do DECEA.