Polícia Civil se manifesta após repercussão de ação em sede de escola de samba na Cidade Velha

Ação envolvendo sede da escola Deixa Falar gerou denúncias de abuso e resposta oficial da Polícia Civil negando invasão e reintegração de posse.

Publicado em 10 de abril de 2025 às 18:31

Ação envolvendo sede da escola Deixa Falar gerou denúncias de abuso e resposta oficial da Polícia Civil negando invasão e reintegração de posse.
Polícia Civil se manifesta após repercussão de ação em sede de escola de samba na Cidade Velha Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil se manifestou, por meio de nota, sobre a suposta ação de reintegração de posse realizada na madrugada desta quinta-feira (10), na sede da escola de samba Deixa Falar, localizada há mais de 30 anos na Travessa Cesário Alvim, no bairro da Cidade Velha, em Belém.

Integrantes da agremiação alegam que agentes chegaram ao local em viaturas descaracterizadas, sem placas visíveis, e acompanharam uma equipe que carregava materiais de construção. Segundo relatos da diretoria, parte das instalações foi depredada e demolida durante a ação.

Em nota, a Polícia Civil afirmou que “não é verdade que agentes da instituição invadiram um imóvel no bairro da Cidade Velha, em Belém. Uma equipe da Divisão de Investigação e Operações Especiais (DIOE) foi acionada após receber uma denúncia, feita pelo dono do local, de apropriação indevida do prédio. A PC foi até o imóvel para identificar e intimar os responsáveis pelo crime.”

A corporação também informou que “uma pessoa compareceu à DIOE para prestar esclarecimentos e, em seguida, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por esbulho possessório, além da assinatura de um Termo de Compromisso de Comparecimento à Justiça, quando convocada.”