Polícia Militar do Pará participa de ação integrada contra o tráfico internacional de drogas

Investigações identificaram pistas clandestinas e rotas aéreas utilizadas por criminosos para o transporte de drogas de países vizinhos ao Brasil.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 7 de março de 2025 às 09:24

Uma megaoperação visa desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas.
Uma megaoperação visa desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas. Crédito: Divulgação

A Polícia Militar do Pará participou de uma megaoperação em uma ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas, por meio da Companhia de Operações Especiais (COE/PMAM) e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/AM) da Polícia Federal, nos municípios de Careiro Castanho e Borba, no Amazonas, visando desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas, na manhã da última segunda-feira (03).

Investigações identificaram pistas clandestinas e rotas aéreas utilizadas por criminosos para o transporte de drogas de países vizinhos ao Brasil. Toda a ação foi conduzida com base em informações coletadas pela inteligência integrada entre a COE/PMAM, a Ficco/AM e a Agência de Inteligência do 18° Batalhão de Polícia Militar do Pará (18° BPM), unidade vinculada ao Comando de Policiamento Regional I (CPR-I). 

A operação contou, ainda, com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), do Exército Brasileiro e da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Com o suporte de aeronaves da FAB, do Departamento Integrado de Operações Aéreas (Dioa) e do Exército Brasileiro, as equipes táticas da Companhia de Operações Especiais foram enviadas a pontos estratégicos.

A ofensiva resultou na apreensão de drogas e armas, na interceptação e destruição de aeronaves usadas para o transporte de entorpecentes e na desativação de pontos de apoio logístico dos traficantes, incluindo a inutilização de aproximadamente 4 mil litros de combustível para aviação.

Entre os materiais apreendidos estão dois helicópteros, um avião monomotor, 4 mil litros de combustível para aviação, um fuzil calibre 5.56, uma espingarda calibre 16, 213 kg de substância análoga ao skunk e 51 kg de substâncias análogas à cocaína. Além disso, um indivíduo foi preso durante a operação.

As ações nas fronteiras exemplificam o compromisso das forças de segurança brasileiras no combate ao tráfico internacional de drogas de forma integrada e eficiente. A atuação coordenada entre diferentes instituições e a Polícia Militar do Pará não somente fortalece a segurança pública, mas também demonstra a eficácia das estratégias de inteligência e o compromisso do Estado do Pará no enfrentamento ao crime organizado.