Presidente Lula sanciona lei que torna Arraial do Pavulagem patrimônio cultural do Brasil

O ministro das Cidades, Jader Filho, participou da cerimônia ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Publicado em 4 de setembro de 2024 às 21:01

Lula ao lado do ministro Jader Filho e da ministra Margareth Menezes.
Lula ao lado do ministro Jader Filho e da ministra Margareth Menezes. Crédito: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou uma lei nesta quarta-feira, 4, que torna o Arraial do Pavulagem patrimônio cultural do Brasil. A cerimônia, que reconheceu a grandiosidade e importância da manifestação folclórica popular paraense, aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília.

O Projeto de Lei teve origem na Câmara dos Deputados, proposto pelo deputado paraense Cássio Andrade. No Senado, a relatoria foi do senador Zequinha Marinho, e o projeto foi aprovado no último dia 9 de julho. O ministro das Cidades, Jader Filho, participou da cerimônia, ao lado do presidente Lula, e da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

Além do Arraial do Pavulagem, houve a assinatura da PL 2610/2023, que também reconhece o Festival de Parintins e bois Garantido e Caprichoso como manifestação da Cultura Brasileira.

Em suas redes sociais, Lula posou para fotos usando o clássico chapéu com fitas coloridas do Arraial. "Hoje foi um dia importante para a cultura do Norte do Brasil. Com alegria, sancionei dois projetos de lei que reconhecem o Festival de Parintins, os Bois Garantido e Caprichoso, e o Arraial da Pavulagem como manifestações da cultura nacional. É sempre importante realizarmos atos como este que valorizam a cultura do nosso país. Fui o único presidente a participar do Festival de Parintins e tenho orgulho de sancionar essas leis", escreveu o presidente.