Primeira Escola Estadual bilíngue do Pará será entregue nesta quinta-feira (24) em Belém

Escola Estadual Mestra Idalina Rodrigues Pereira está localizada no icônico prédio da antiga Escola Madre Celeste, em Icoaraci.

Publicado em 23 de abril de 2025 às 18:32

Prédio era da antiga Escola Madre Celeste, em Icoaraci.
Prédio era da antiga Escola Madre Celeste, em Icoaraci. Crédito: Paulo Cezar / Ag. Pará

Nesta quinta-feira (24), o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), entrega a primeira Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue português-espanhol do Pará. Com modelo pedagógico inédito na rede pública paraense, a nova Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira vai beneficiar até 700 estudantes, da pré-escola ao ensino médio, inclusive com percurso formativo integrado à Educação Profissional e Tecnológica. A nova escola também conta com a segunda unidade do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb).

Essa é a primeira Escola Estadual bilíngue do Pará com proposta pedagógica estruturada em aprendizagem baseada em projetos e trabalho cooperativo entre estudantes, para incentivar o engajamento e o protagonismo no processo de aprendizagem. O currículo da escola conta com abordagem interdisciplinar e conexão com a vida dos estudantes, inclusive com ação tutorial.

Além do pioneirismo em oferecer educação bilíngue português-espanhol desde a pré-escola, os estudantes do Ensino Médio poderão optar, a partir do segundo semestre, por um percurso formativo integrado à Educação Profissional e Tecnológica, finalizando a educação básica com certificação técnica.

Com prédio adquirido pelo Governo do Estado, a nova Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira está localizada no icônico prédio da antiga Escola Madre Celeste, em Icoaraci. O prédio, após a aquisição, passou por reconstrução total com um investimento de R$ 10,8 milhões para se tornar um centro público educacional de referência.

A nova escola tem uma área construída de mais de 4 mil metros quadrados com 23 salas de aula, Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), bloco administrativo, auditório, Sala de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), cozinha, vestiários masculinos, femininos e para Pessoas com Deficiência (PcD), quadra poliesportiva, quadra de areia, área de recreação, biblioteca, laboratório multidisciplinar, sala multiuso, sala do grêmio estudantil, entre outros espaços fundamentais para o desenvolvimento de uma educação integral de qualidade. Além disso, toda a sinalização da nova escola é feita em Português e Espanhol, tornando o ensino bilíngue palpável dentro e fora das salas de aula.

Ensino integral - As escolas estaduais de ensino integral mantêm jornada de 9 horas diárias e 45 horas semanais ou 7 horas diárias e 35 horas semanais. A jornada integral proporciona mais recursos para o desenvolvimento do estudante, a fim de formar indivíduos autônomos, solidários e competentes. As escolas com jornada integral também garantem aos estudantes três refeições diárias (almoço e dois lanches).

Com informações da Agência Pará.