Publicado em 27 de fevereiro de 2025 às 22:54
O projeto “Leitura em Movimento”, desenvolvido pela professora da Rede Estadual, Cristiane Caetano, que atua no Domingos Acatauassu Nunes, está entre os 15 finalistas do Prêmio LED – Luz na Educação, e também é Embaixadora da iniciativa. A premiação é promovida pela Rede Globo e Fundação Roberto Marinho, em reconhecimento às melhores práticas de inovação em educação no Brasil. Nesta quinta-feira (27), a professora participou de uma live com a produção do Prêmio, para apresentar a iniciativa a um júri com notório conhecimento no campo da educação e a integrantes da equipe do programa.>
O projeto surgiu em 2017, idealizado pela professora Cristiane Caetano, que, ao perceber a necessidade de incentivar a leitura entre seus alunos, começou a contar histórias para as crianças. Com o tempo, notou o aumento do interesse dos pequenos e passou a integrar a leitura de forma mais constante em suas atividades. Esse momento marcou o início do projeto, que, aos poucos, fez com que as crianças passassem a ler e compartilhar suas próprias histórias com a professora, gerando um ciclo de aprendizado e participação.>
“Este é um projeto que tem baixo custo pois o principal elemento para fazer o projeto funcionar é o amor. Porque assim, com leitura, com conversa, a gente vai transformando vidas. E o local onde a gente desenvolve esse trabalho são escolas periféricas da cidade. Então a gente abarca pessoas que teoricamente não têm muitas outras oportunidades. E a gente foi escrevendo esse trabalho e grandes resultados. Trabalhamos em inclusão, não só social, mas as pessoas com deficiência, através da educação. Então isso para a gente é mudar vidas e a essência dele é essa, é procurar mudar a realidade dos envolvidos através da educação”, conta a professora.>
Cristiane contou que, se for ganhadora, pretende investir em estrutura para o projeto avançar mais. “Nós vamos fazer a escuta da comunidade, para usar o valor recebido e investir em estrutura, para que o projeto possa continuar, como computador, materiais de trabalho, de pintura, porque tudo isso faz parte do leitura em movimentos”, conta.>
Para a estudante Yasmin Kawasaki, da Escola Estadual D. Pedro II, é um orgulho fazer parte deste projeto. “Para mim é muito gratificante, e um orgulho muito grande ver a proporção que o projeto ganhou e ver o esforço da professora Cristiane, bem como o empenho dela para transformar o projeto. Hoje, estamos ajudando outras crianças em uma outra escola e incentivando eles”, disse a estudante.>
Leitura em Movimento - O projeto começou para possibilitar que os estudantes fizessem releituras de obras literárias. Mas, com os resultados, o projeto se tornou uma competição de leitura que estimula e desenvolve o aprendizado dentro da escola. Cada estudante é responsável pelo próprio ranking, feito após a conclusão da leitura da obra com o auxílio da professora responsável. Ao final do ano letivo, os melhores e maiores leitores são premiados com medalhas em uma cerimônia.>
Sobre a premiação - O Prêmio LED 2025 chega em sua etapa decisiva: estão definidos os 15 finalistas da disputa, aprovados após nova avaliação do comitê técnico. Foram selecionados cinco nomes em cada uma das três categorias: educadores inovadores, estudantes inovadores e empreendedores/organizações inovadoras. Os 15 finalistas terão de apresentar suas iniciativas a um júri com notório conhecimento no campo da educação e a integrantes da equipe do programa Especial LED.>
Os vencedores serão conhecidos em um programa especial na TV Globo em abril de 2025. Ao final, serão dois vencedores por categoria. Cada um receberá um prêmio de R$ 200 mil para fortalecer suas práticas, além de ganhar visibilidade nos canais e plataformas Globo e ter acesso a uma rede de compartilhamento de aprendizados e conhecimentos promovida pela Comunidade do Movimento LED - Luz na Educação.>