Projeto de descarte de óleo de cozinha de estudantes da UFPA conquista prêmio internacional

Ao todo, foram oito finalistas na competição e o Biolume foi o único representante da Região Norte do país

Publicado em 12 de abril de 2025 às 08:48

Ao todo, foram oito finalistas na competição e o Biolume foi o único representante da Região Norte do país
Ao todo, foram oito finalistas na competição e o Biolume foi o único representante da Região Norte do país Crédito: Divulgação/UFPA

O Projeto Biolume é vice-campeão no Prêmio internacional ACT Bright Future Prize 2025, que incentiva projetos de transformação social feitos por jovens para suas comunidades. Ao todo, foram oito finalistas na competição e o Biolume foi o único representante da Região Norte do país. O resultado foi divulgado em abril e demonstra todo o potencial do trabalho desenvolvido até então pelo projeto do Time Enactus UFPA.

O Biolume surgiu como um solucionador do descarte incorreto do óleo de cozinha, transformando essa matéria em biodiesel, um combustível verde e mais acessível às comunidades ribeirinhas. Atualmente, o Biolume dedica-se a outra preocupação: a de promover energia elétrica em localidades com acesso limitado à rede elétrica.

A solução da Enactus UFPA, aliada aos objetivos, de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, trabalha com uma tecnologia sustentável: são postes feitos de PVC e movidos por energia solar. Uma atuação que já impactou positivamente a vida de 11.000 pessoas.

Representando o time nessa premiação, líder do Biolume e graduanda em Administração, Adriely Raiol explica como é receber esse prêmio tão importante e tudo o que ele representa. “Ser beneficiária do Bright Future Prize é mais do que um reconhecimento, é a oportunidade de expandir nosso impacto. Fazer parte deste prêmio demonstra que estamos avançando por meio da inovação sustentável e do empreendedorismo social para transformar realidades.”

A líder do projeto também relata, com orgulho, a etapa que o Biolume alcançou no prêmio e acredita que esse processo impulsiona o projeto para locais ainda melhores e de maior reconhecimento. “É um incentivo para seguir adiante, sabendo que cada passo pode iluminar novos caminhos.”

Em mais uma oportunidade, o time Enactus UFPA contribui para a internacionalização da Universidade Federal do Pará (UFPA), com mais um projeto inovador que promove técnicas e transformações sociais de grande impacto positivo, um cenário que reforça a potência dos estudos que são produzidos na Região Norte do Brasil, principalmente em Belém. “Mesmo diante de desafios, seguimos desenvolvendo soluções inovadoras que geram impacto positivo e duradouro. Esse reconhecimento abre portas para novas oportunidades, fortalecendo nosso propósito de transformar realidades e cuidar do futuro”, afirma Adriely Raiol.

Sobre a Rede Enactus – Presente em 33 países, a Enactus – organização que engaja universitários em projetos de empreendedorismo social – completa 25 anos de atuação no Brasil. Unindo grandes empresas do país, estudantes e professores, a instituição já engajou mais de 3 mil estudantes em 127 times. Os mais de 185 projetos desenvolvidos movimentaram mais de R$1 milhão em seus respectivos setores e impactaram mais de 83 mil pessoas.