Quadrilha é presa em flagrante com 7,5 kg de drogas no Baixo Amazonas

Ação ocorreu durante fiscalização de rotina realizada na malha fluvial da região.

Imagem de perfil de Agência Pará

Agência Pará

[email protected]

Publicado em 4 de abril de 2025 às 19:46

(Entre os envolvidos no crime havia um adolescente.)
(Entre os envolvidos no crime havia um adolescente.) Crédito: Divulgação

Quatro pessoas foram presas em flagrante, um adolescente apreendido e mais de 7,5 kg de drogas foram apreendidas durante uma ação de fiscalização integrada pela equipe de agentes que atuam na Base Fluvial Candiru, vinculada a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com a Polícia Militar de Óbidos. As prisões ocorreram, na quinta-feira (3), durante fiscalizações de rotina no Rio Amazonas, na embarcação N/M Amazon Star, que saiu de Manaus com destino a Santarém.

“As fiscalizações contínuas e estratégicas realizadas pelas equipes das Bases Fluviais seguem sendo fundamentais para o combate à criminalidade, principalmente em relação ao tráfico de drogas. A abordagem e apreensão ainda durante esse transporte, evita com que esse material ilícito chegue a cidades do Pará e seja comercializado. Então essa ação, foi mais uma assertiva da equipe da Base Candiru que retirou de circulação as drogas e prendeu os responsáveis pela prática ilícita”, afirmou o titular da Segup.

No momento da abordagem ao navio, uma passageira em atitude suspeita foi identificada e durante revista mais detalhada, foram encontrados vários tabletes de skunk enrolados no corpo dela. Diante do flagrante, a mulher confessou a prática ilícita e apontou outras pessoas, que também estavam na embarcação, e estavam envolvidas no transporte ilícito. Foram detidos mais três adultos; duas mulheres e um homem, além de um adolescente.

Diante dos fatos, com o auxílio do cão farejador, foram identificados outros tabletes de drogas enrolados no corpo dos outros envolvidos no delito. A apreensão totalizou 7,595kg de entorpecentes do tipo skunk e crack. Os presos que vão responder pelo crime de tráfico de drogas foram encaminhados à equipe da Polícia Civil que atua na Base Fluvial para os procedimentos cabíveis. Enquanto que o adolescente foi encaminhado para custódia do Conselho Tutelar municipal.

As ações de fiscalização na região do Baixo Amazonas seguem intensificadas, para coibir práticas criminosas e o transporte de ilícitos nas embarcações que navegam nas rotas fluviais.