Publicado em 26 de junho de 2024 às 12:36
Na madrugada desta segunda-feira, 25, o vereador e empresário Aguinaldo Carvalho de Aguiar, mais conhecido na região como Aguinaldo Promissória, 46 anos, foi encontrado morto com um tiro na cabeça, dentro de casa, na Avenida Sérgio Henn, em Santarém, oeste paraense. O corpo do vereador foi encontrado ao lado da namorada, Isabela Ataíde.
Aguinaldo era paraense, nasceu no dia 15 de julho de 1977 no município de Santarém, onde era vereador. Descendente de pais cearenses, o parlamentar era divorciado e pai de quatro filhos. Na casa onde o corpo de Aguinaldo foi encontrado estava também uma filha dele.
No município, Aguinaldo atuava também como empresário da Gestão Imobiliária, Empreendimentos e Construção Civil. Tinha uma intensa vivência no comando de atividades imobiliárias. Este era seu primeiro mandato como vereador, filiado ao União Brasil. Ele também era da presidente da 8ª Comissão Permanente de Meio Ambiente e Assunto Estratégicos do Município de Santarém.
Em 2021, Aguinaldo foi o responsável por organizar uma comitiva e defender em Brasília, a realização de um plebiscito para a divisão do Estado do Pará, para a criação do Estado do Tapajós.
Vídeos compartilhados na internet mostram o momento em que o corpo do parlamentar foi encontrado. Um homem que filmou a cena acusou a namorada de Aguinaldo de ter matado o vereador. Elas estava coberta de sangue no momento em que o corpo foi encontrado. Isabela prestou depoimento à polícia e o caso, a princípio, foi registrado como suicídio. Mas, a polícia investiga os fatos e o corpo passa por exame de necrópsia.
Após conhecimento do caso, a Câmara Municipal de Santarém emitiu nota de pesar pelo falecimento do vereador. Veja a nota na íntegra:
'O Poder Legislativo Santareno se solidariza com os familiares, amigos e pessoas próximas ao Vereador Aguinaldo Promissória (União Brasil), que morreu na madrugada desta segunda-feira (25) em Santarém.
Promissória nasceu em Santarém no ano de 1977 e foi notável empresário dos ramos Imobiliário, de Empreendimentos e Construção Civil. Eleito vereador do município no ano de 2020, o parlamentar cumpria o exercício da função dele como membro de primeiro mandato na 19ª Legislatura (2021/2024), sendo também o Presisente da 8ª Comissão de Meio Ambiente da Casa.
A Câmara Municipal comunica que o corpo será velado no Plenário da Casa.
Devido a fatalidade e em respeito a memória do vereador, não haverá sessão ordinária nesta semana'.