Quinta-feira Santa : Missa do Crisma e Missa da Ceia do Senhor com o Lava-Pés

A Igreja Católica celebra dois aspectos centrais da vida de Jesus: o seu sacerdócio e o ápice de sua missão com a instituição da Santíssima Eucaristia.

Publicado em 15 de abril de 2025 às 13:04

Missa da Ceia do Senhor, que rememora a Última Ceia e inclui o rito do Lava-Pés. 
Missa da Ceia do Senhor, que rememora a Última Ceia e inclui o rito do Lava-Pés.  Crédito: Arquidiocese de Belém

No dia 17 de abril, Quinta-feira Santa, a Igreja Católica celebra dois aspectos centrais da vida de Jesus: o seu sacerdócio e o ápice de sua missão com a instituição da Santíssima Eucaristia. Por isso, são celebradas duas Missas neste dia: pela manhã, a Missa do Crisma (ou Missa da Unidade), e à tarde, a Missa da Ceia do Senhor, que rememora a Última Ceia e inclui o rito do Lava-Pés. 

Na Arquidiocese de Belém, a programação tem início às 7h, na Catedral Metropolitana (Praça Frei Caetano Brandão, Cidade Velha), com a Oração da Manhã (“Laudes”), realizada pelo Cabido Metropolitano (composto pelos Cônegos da Arquidiocese). Às 8h, acontece a Missa do Crisma, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém, com concelebração do Bispo Auxiliar, Dom Paulo Andreolli, e de todo o clero arquidiocesano. A celebração será transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais).

Dois momentos marcantes ocorrem durante a Missa do Crisma: Renovação dos compromissos sacerdotais: os presbíteros (padres) reafirmam seus compromissos diante do arcebispo e dos fiéis. Por isso, é chamada também de "Missa da Unidade", pois todos os presbíteros da Região Metropolitana participam e, neste dia, não há outras Missas na parte da manhã na Arquidiocese. Bênção dos Santos Óleos: são abençoados os Óleo dos Catecúmenos, que são destinados aos que serão batizados, o primeiro sacramento da iniciação cristã, a porta da fé; Óleo dos Enfermos (Unção dos Enfermos), utilizado para os enfermos e necessitados de saúde, traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos; Óleo do Santo Crisma: é usado para os Sacramentos da Crisma e da Ordem, bem como na unção do batismo, que se unge a fronte; na Confirmação (Crisma) é o símbolo principal da consagração, também na fronte; depois da Ordenação Episcopal, sobre a cabeça do novo bispo; depois da ordenação sacerdotal, na palma das mãos do néo-sacerdote.

MISSA DA CEIA DO SENHOR COM A CERIMÔNIA DO LAVA-PÉS

À noite, ocorre a Missa da Ceia do Senhor, com o rito do Lava-Pés, em todas as 109 paróquias da Arquidiocese de Belém, conforme a programação local.

Na Catedral Metropolitana (Praça Frei Caetano Brandão, Cidade Velha), a celebração tem início às 18h, presidida por Dom Alberto Taveira Corrêa, com transmissão ao vivo pela Rede Nazaré. Ao final da Missa, o Santíssimo Sacramento é levado em procissão à Capela da Reposição, onde permanece em adoração até a meia-noite. O mesmo acontece nas demais paróquias, marcando o início do Tríduo Pascal — que contempla a Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus, vivenciados em três celebrações unidas. É por isso que a Missa da Ceia do Senhor “não termina” do modo clássico, mas se estende numa Vigília Eucarística.

Dom Paulo Andreolli, Bispo Auxiliar, presidirá a Santa Missa às 17h, na Missão Belém, em Benevides.

Entenda: Última Ceia do Senhor: Nesta celebração relembra-se três acontecimentos importantes: a instituição da Eucaristia, a instituição do Sacerdócio Ministerial e o Mandamento do Amor, chama-se de Tríduo Pascal.

Jesus Cristo em sua última Ceia, na noite em que foi traído, ofereceu a Deus Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies de pão e de vinho (Instituição da Eucaristia) e as deu aos apóstolos como alimento e mandou aos seus sucessores no sacerdócio fazerem disso a oferta, dizendo “Fazei isto em memória de mim” (Instituição do Sacerdócio Ministerial). Nesta mesma noite em todas as Igrejas do mundo é retirado de dentro do sacrário a hóstia consagrada, o corpo de Cristo, e é posto em um local digno fora das Igrejas e capelas, e permanece lá até o sábado santo.

O ato de se deixar o sacrário vazio dentro das Igrejas recorda-nos o momento em que nos é retirado Nosso Senhor Jesus Cristo para ser entregue a morte, e depois colocado no sepulcro.

Durante a celebração recorda-se do momento em que Jesus, antes da instituição da eucaristia, lava os pés de seus discípulos, para que esses, e seus sucessores, depois fizessem a mesma coisa. Simbolismo do amor que Jesus nos amou, um simples gesto de humildade e serviço ao próximo (Mandamento do Amor).

Programação da Missa da Ceia do Senhor nas Paróquias

Missa da Ceia do Senhor – Quinta-feira Santa (17/04/2025)

Às 18h:

  • Catedral Metropolitana de Belém
  • Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré
  • Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cidade Velha

Às 18h30:

  • Paróquia São João Paulo II
  • Área Missionária Nossa Senhora Maria Mãe da Igreja

Às 19h:

  • Paróquia Santuário Nossa Senhora do Bom Remédio
  • Paróquia Santuário Santa Rita de Cássia
  • Paróquia Nossa Senhora do Livramento
  • Paróquia Santo André Apóstolo
  • Paróquia Santa Luzia – Jurunas
  • Paróquia São Francisco – Tapanã
  • Paróquia São Benedito
  • Paróquia São Jorge
  • Paróquia Arcanjo Miguel
  • Paróquia Imaculada Conceição
  • Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Jurunas
  • Paróquia São José - Doca

Às 19h30:

  • Paróquia Santuário São João Batista e Nossa Senhora das Graças
  • Paróquia Transfiguração do Senhor
  • Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus – Tenoné
  • Paróquia Santa Luzia do Bom Futuro
  • Paróquia Santa Madre Teresa de Calcutá
  • Paróquia Ascensão do Senhor

Às 20h:

  • Paróquia Jesus Bom Samaritano

Missa do Crisma

Data: Quinta-feira, 17 de abril

Horário: 8h

Local: Catedral Metropolitana de Belém

Missa da Ceia do Senhor

Data: Quinta-feira, 17 de abril

Horário: 18h

Local: Catedral Metropolitana de Belém

Programação da Semana Santa

Semana Santa 2025

Traslado do Senhor dos Passos 2025

Missa do Crisma 2025

Missa da Ceia do Senhor com a cerimônia do Lava-Pés 2025