Reitora da Unama lança livro sobre mulheres em cargos de Alta Gestão Organizacional

A obra destaca o papel de mulheres à frente de cargos de gestão e traz reflexões

Publicado em 18 de setembro de 2024 às 20:46

 - Atualizado há 16 horas

(O vice-presidente do Grupo Roma, Romulo Maiorana Netto, prestigiou o lançamento junto de sua equipe. )
(O vice-presidente do Grupo Roma, Romulo Maiorana Netto, prestigiou o lançamento junto de sua equipe. ) Crédito: Foto: Monique Leão 

A reitora da Universidade da Amazônia (Unama), Maria Betânia Fidalgo Arroyo, lançou na tarde desta quarta-feira, 18, o livro " MARIA, MARIA (S), Autoetnografia de uma mulher na gestão e na mudança da cultura organizacional" em um coquetel no Fouyer do Auditório David Murrej, na Unama. Além de contar a trajetória de uma década de uma mulher no comando de uma instituição renomada, a obra ajudará associações de comunidade ribeirinhas de Belém.

"Esse é um livro que fala sobre a trajetória das mulheres em cargos de alta gestão, na gestão educacional. Completo dez anos na reitoria da Unama este ano e conto um pouco dessa trajetória, mostrando todas as dificuldades que todas nós mulheres sofremos em uma sociedade que não foi feita para as mulheres terem cargos de alta gestão. E eu digo no livro que infelizmente isso não é um privilégio de mulheres como eu, porque em todas as camadas dos trabalhos da sociedade há essa discriminação", explica a autora.

Através do relato de sua trajetória pessoal Maria Betânia aponta no livro alguns caminhos, trazendo possibilidades para a reflexão e para que outras mulheres se inspirem a ocupar lugares de destaque na gestão dentro das organizações.

Um detalhe interessante é que toda a verba arrecadada com a venda dos exemplares será doada para Associações Ribeirinhas de Belém. A autora explica que decidiu fazer essa doação, por já ter escrito livros infantis que mostram a essência da cultura e educação ribeirinha amazônica. " Sou escritora de livros infantis, sou da Academia Paraense de Letras e os meus livros infantis são todos sobre a vida e educação ribeirinha. Eu trabalho com histórias da ilhas de Belém para que as crianças que não moram aqui possam conhecer as ilhas da Amazônia e a realidade das crianças e das escolas", destaca.

A doação da verba do livro lançado tem como objetivo principal melhorar a qualidade da educação para as crianças ribeirinhas que vivem nas ilhas de Belém.

A autora

Maria Betânia Fidalgo Arroyo é pedagoga com mestrado em Gestão Universitária e doutorado em Administração. A atual reitora da Unama e diretora da Regional Norte do Grupo Ser Educacional, também é presidente do Conselho Estadual de Educação do Pará ( CEE/PA), diretora da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e tornou-se a 11ª mulher assumir uma cadeira na Academia Paraense de Letras, em seus 120 anos de existência.