Rodoviários de Ananindeua e Marituba anunciam paralisação nesta quinta-feira (17); veja

Oito linhas de ônibus deverão ser afetadas com a paralisação que já inicia a meia noite desta quinta-feira (17)

Publicado em 16 de abril de 2025 às 23:43

Pessoas pegando ônibus na Avenida Almirante Barroso, em São Brás.
Pessoas pegando ônibus na Avenida Almirante Barroso, em São Brás. Crédito: Alex Ribeiro/Ag. Pará

Rodoviários de Ananindeua e Marituba, na Região Metropolitana de Belém, realizam nesta quinta-feira (17), uma paralisação dos ônibus operados pela empresa VIALOC. A paralisação foi confirmada pelo Sindicato dos Rodoviários de Ananindeua e Marituba, que informou que a suspensão do serviço começa à meia-noite e não tem prazo para terminar.

Conforme informações de representantes da categoria, a paralisação é motivada por uma série de irregularidades trabalhistas, como o afastamento de cerca de 40 cobradores que estariam oficialmente de férias, mas que, na prática, não receberam seus direitos. A empresa também estaria operando mais de 22 ônibus novos sem a presença de cobradores, obrigando motoristas a acumular funções — prática considerada ilegal pela convenção coletiva da categoria.

Ainda conforme a categoria, esta dupla função tem gerado confusão nos coletivos, sendo relatos até, brigas entre motoristas e passageiros.

Além disso, os trabalhadores reclamam do uso indevido de banco de horas e compensações que não estão previstas em acordo coletivo. Segundo os rodoviários, a empresa está descumprindo normas importantes.

De acordo com trabalhadores ligados diretamente ao sindicato, muitos dos cobradores afetados estão próximos da aposentadoria e foram surpreendidos com a retirada repentina de suas funções, sem diálogo prévio ou planejamento por parte da empresa.

Veja a reclamação dos trabalhadores sobre a empresa de transporte:

- Não pagamento de horas extras, desrespeitando a norma coletiva aprovada em nossa data base;

- Recorrente atraso do pagamento;

- Dupla função de trabalho e a possível demissão de 44 cobradores;

Segundo os trabalhadores a paralisação vai ocorrer em frente às garagem da empresa, na BR-316, km 11, nas primeiras horas, desta quinta-feira (17).

A empresa opera com as seguintes linhas: Maguari, Icoaraci Cidade Nova, Curuçambá Pátio Belém, Curuçambá Ver-o-Peso, Aurá, Distrito, Jardim Europa e Mosqueiro.