Ruas serão parcialmente interditadas durante reunião do G20 Turismo, em Belém; veja quais

O Encontro será presidido pelo Ministério do Turismo do governo brasileiro e contará com a presença de 23 ministros e líderes do setor de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália, Turquia, entre outros.

Publicado em 19 de setembro de 2024 às 13:02

Um efetivo de oito agentes e quatro viaturas farão a interdição e orientação nos perímetros citados.
Um efetivo de oito agentes e quatro viaturas farão a interdição e orientação nos perímetros citados. Crédito: Agência Belém

A capital paraense sedia, de 19 a 21 de setembro, a reunião de ministros do Turismo do G20, o grupo das 20 maiores economias mundiais. O Encontro será presidido pelo Ministério do Turismo do governo brasileiro e contará com a presença de 23 ministros e líderes do setor de países como África do Sul, Alemanha, Argentina, Estados Unidos, Itália, Turquia, entre outros, que chegarão à cidade a partir da tarde de quarta-feira, 18. O evento será realizado no Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia.

Para garantir a segurança viária dos participantes, a Prefeitura de Belém, por meio da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) mobilizou equipes, com um efetivo de 18 agentes, incluindo supervisores, para atuar no trânsito, realizando interdições temporárias e orientando o trânsito, no sentido de garantir fluidez no entorno dos pontos de bloqueios e a segurança viária à essas lideranças que estão chegando para o evento.

Interdições-Dentre as ações da Semob, segundo o coordenador de Trânsito, Isaías Reis, serão disponibilizadas equipes para a área do Aeroporto Internacional de Belém, desde a quarta-feira, 18, com dois agentes na orientação do trânsito e reserva de vagas para veículos devidamente identificados para o evento, nos dias 18, 19, 20 e 21, no horário de 7h às 23h, no apoio à Polícia Federal.

Os agentes também farão a orientação e interdição parcial das vias de acesso aos hotéis localizados nas avenidas Nazaré e Braz de Aguiar, onde esses líderes ficarão hospedados. Essas ações ocorrerão nos dias de evento, nos horários de 7 às 9 horas e de 17 às 20 horas.

Perímetros interditados

Durante a realização do G20 do Turismo, as vias de acesso ao Hangar, a avenida Brigadeiro Protázio, entre a avenida Júlio César e Dr. Freitas, e a avenida Dr. Freitas com a Brigadeiro Protázio e com a avenida Rômulo Maiorana, ficarão interditadas a partir de 7h30 até 9h10 para o acesso das autoridades ao local. Um efetivo de oito agentes e quatro viaturas farão a interdição e orientação nos perímetros citados.

Na quinta-feira, 19, de 16h à 0h, dois agentes em uma viatura farão a interdição e orientação no trânsito da rua Siqueira Mendes com a rua Padre Champagnat. Na sexta-feira, 20, de 18 à 0h, haverá a interdição da travessa Benjamin Constant com a rua Belém. Dois agentes em uma viatura farão a interdição e orientação.

Encontro G20–Durante o evento em Belém, será debatida a aprovação de propostas para o desenvolvimento do turismo sustentável, que serão apresentadas na reunião da Cúpula de Líderes, que acontecerá em novembro de 2024, no Rio de Janeiro. O G20 em Belém, culminará, no dia 21 (último dia) com a reunião do Ministério do Turismo com os demais ministros do G20.

Antecedendo a essa reunião, a quinta-feira, 19, será dedicada ao 4º encontro dos técnicos do Grupo de Trabalho de Turismo do G20, com a participação de especialistas e representantes dos países responsáveis por finalizar as discussões sobre qualificação profissional, fortalecimento das instituições multilaterais e ampliação do financiamento internacional projetos do setor.

Belém também sediará, paralelamente, os fóruns internacionais organizados pela ONU Turismo e pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), proporcionando um espaço de debate e colaboração sobre os desafios e oportunidades no mercado turístico global. Serão três dias em que a capital que vai sediar a COP 30, em 2025, estará em destaque no cenário internacional, no debate do turismo sustentável.