Santarém tem situação de emergência decretada após fortes chuvas

O Decreto passou a vigorar a partir de quinta (30), com validade de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, totalizando até 180 dias.

Publicado em 31 de janeiro de 2025 às 19:01

Chuvas causam transtornos em Santarém, no Pará. 
Chuvas causam transtornos em Santarém, no Pará.  Crédito: Reprodução

O prefeito Zé Maria Tapajós publicou um decreto que reconhece a situação de emergência devido às fortes chuvas, alagamentos e vendavais registrados no início deste mês em Santarém, no Pará.

A medida leva em conta os dados do Relatório de Vistoria nº 011/2025, elaborado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), que detalha os impactos desses eventos climáticos, especialmente nos dias 4, 5, 17 e 22 de janeiro.

O decreto permite a mobilização de todos os órgãos municipais, que deverão atuar sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre, recuperação do ambiente e reconstrução.

Fica autorizada a convocação de voluntários para fortalecer as ações de resposta ao desastre, bem como a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de apoiar as ações de assistência à população afetada, sob a coordenação da Comdec.

Fonte: Prefeitura de Santarém