Foto: Agência Pará
Foto: Agência Pará

Sectet garante Curso de Formação Inicial Continuada em todo Pará

COMPARTILHAR:
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Coordenados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), os Cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) são realizados com foco em uma área de atuação específica e de rápida duração, com carga horária de 40 a 220 horas. 

Com recursos oriundos do governo gederal e tesouro estadual, as capacitações realizadas promovem a inserção e reinserção ao mercado ao trabalho. No Pará, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, em parceria com as Escolas Técnicas, Usinas da Paz, Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), Fundação da Criança e do Adolescente do Pará (Fasepa), Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e demais instituições promovem esta qualificação profissional para o desenvolvimento e prática em diversas atividades do setor produtivo de serviços, indústria e rural, impulsionando jovens e adultos para o mercado profissional. 

CONTINUE LENDO...

Em 2023, foram 3.726 alunos certificados em Belém, Ananindeua, Santarém, Benevides, Marabá, Bragança, Paragominas, Parauapebas, Marituba, Capanema e no arquipélago do Marajó pelo FIC com cursos de manejo de açaí, desenho técnico, fotografia de eventos, assistente administrativo, corte e costura, manicure e pedicure, processamento de frutas, entre outros. 

Em parceira com a Seap, a Sectet também realiza cursos FIC’s em 57 unidades prisionais, proporcionando aprendizado nos setores da indústria, serviços e rural, ofertando ao ano, uma media de 30 cursos.

Para Walmir Guimarães, um dos custodiados da Unidade de Custódia e Reinserção (UCR) de Mocajuba, o aprendizado do curso de hortaliças orgânicas foi gratificante.

 “Aprendi muitas coisas, como a plantar tomate, cheiro verde, couve, alface e coentro. Foi uma experiência incrível, onde podemos trabalhar na prática e me sinto grato por todo o aprendizado”, disse Walmir. 

A conclusão dos cursos dá direito a um certificado que confirma ao titular a comprovação do desenvolvimento das atividades a determinada função e são emitidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Com informações do Portal Agência Pará

VER MAIS

VER MAIS

// try { // document.addEventListener("DOMContentLoaded", function() { // var bottomAds = document.getElementById("bottom-adsF");// console.log('bntt', bottomAds)// var toggleButton = document.createElement("span");// toggleButton.classList.add("toggle-view"); // toggleButton.onclick = toggleBanner; // Make sure to pass the function reference, not call it// var icon = document.createElement("i"); // icon.classList.add("fas", "fa-chevron-up"); // toggleButton.appendChild(icon); // // toggleButton.innerText = "ocultar/exibira"// bottomAds.appendChild(toggleButton);// let isVisible = false; // function toggleBanner (){ // isVisible = !isVisible; // if(isVisible){ // bottomAds.style.bottom = "0"; // }else{ // bottomAds.style.bottom = "-121px"; // } // } // toggleBanner ();// }); // } catch (error) { // console.error('Erro ao executar o código:', error); // }