Secult publica edital de premiação para 183 Pontos de Cultura da Política de Cultura Viva

As inscrições estão abertas até 5 de março, no Mapa Cultural do Pará. Podem participar Pontos certificados e os não certificados pelo Ministério da Cultura ou pela Secult.

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 18:41

(Serão premiadas as candidaturas de iniciativas, atividades ou ações de Pontos de Cultura, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.)
(Serão premiadas as candidaturas de iniciativas, atividades ou ações de Pontos de Cultura, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.) Crédito:  Wagner Almeida/ Ascom Sejudh

A Secretaria de Estado de Cultura (Secult) publicou o Edital nº 006/2025, na última quarta-feira (12), para premiar Pontos de Cultura. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 5 de março, no site mapacultural.pa.gov.br. Para este Edital a Secult considera o contexto estadual, que apresenta um número reduzido de iniciativas formalizadas. Portanto, podem participar apenas os Pontos sem constituição jurídica, (CNPJ).

O montante investido é de R$ 5.490.000,00 para premiação de 183 Pontos de Cultura, com o valor de R$ 30.000,00. Serão premiadas as candidaturas de iniciativas, atividades ou ações de Pontos de Cultura, nos termos da Política Nacional de Cultura Viva.

Critérios - De acordo com a Lei Cultura Viva, os Pontos de Cultura são entidades jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, grupos ou coletivos sem constituição jurídica, de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvam e articulem atividades culturais em suas comunidades.

Podem participar tanto os Pontos certificados, quanto os ainda não certificados pelo Ministério da Cultura ou pela Secult, que podem vir a ser certificados por meio deste Edital. Em todos os casos é necessário que os coletivos informais comprovem, no mínimo, dois anos de desenvolvimento de atividades na comunidade local, por meio de fotos, material gráfico de eventos, publicações impressas e em meios eletrônicos, entre outros materiais comprobatórios.

A Seleção será realizada por uma Comissão de Seleção paritária - Poder Executivo e sociedade civil. Contra a decisão do resultado preliminar das etapas de seleção e habilitação, os proponentes podem entrar com recurso, que deve ser apresentado por meio do e-mail [email protected] no prazo de três dias úteis, após a publicação do resultado.

Dúvidas e informações referentes a este Edital poderão ser esclarecidas com a Secult, por meio do endereço eletrônico [email protected] e contato telefônico (91) 98601-9108.

Fonte: Agência Pará