Seduc aplica avaliação educacional paraense 2024

O Sistema Paraense de Avaliação Educacional está sendo realizado nesta segunda e terça-feira por estudantes da rede estadual e municipal do Pará.

Publicado em 18 de novembro de 2024 às 20:07

(O Sistema Paraense de Avaliação Educacional está sendo realizado nesta segunda e terça-feira por estudantes da rede estadual e municipal do Pará.)
(O Sistema Paraense de Avaliação Educacional está sendo realizado nesta segunda e terça-feira por estudantes da rede estadual e municipal do Pará.) Crédito: Divulgação

Mais de 340 mil estudantes das escolas estaduais participam das provas do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) 2024, nos dias 18 e 19. Organizado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a prova é uma oportunidade para que a gestão escolar pública obtenha informações detalhadas e de forma anual acerca da assimilação de conteúdos por parte dos estudantes e dos fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem nas unidades escolares.

No processo são aplicadas provas de Língua Portuguesa e de Matemática, sendo que nesta segunda-feira, 18, são destinadas aos estudantes do 2º e 5º ano do Ensino Fundamental. Já na terça-feira, 19, novamente estudantes do 2° ano, além do 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio e Ensino Médio Integrado da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

"Hoje, nós estamos iniciando a aplicação dos testes que compõem o sistema paraense de avaliação educacional e as turmas que estão hoje sendo avaliadas são as turmas do 2° ano, do ensino fundamental, com o teste de Língua Portuguesa, com questões de leitura escrita e amanhã essa turma de 2° ano fará então o teste de Matemática. O 5° ano também está sendo avaliado hoje e o teste contém questões de Língua Portuguesa e Matemática e além dessas questões os estudantes também vão responder um questionário socioeconômico que se encontra no final do caderno de testes", disse Maysa Almeida, professora na Seduc.

Uma das escolas que aplicaram a avaliação foi a Presidente Castelo Branco, entre as ações que eles utilizaram foram Resolução e correção dos Cadernos de Atividades; Realização de simulados a partir dos descritores prioritários das disciplinas de Português e Matemática; Apresentação de vídeo-aulas; exploração dos objetos do conhecimento (Português e Matemática) apresentados nos livros do Prepara, e entre outras.

Fonte: Agência Pará