'Segurança integrada' garante fluidez e segurança para mais de 2 milhões de pessoas na romaria do Círio de Nazaré

O efetivo de mais de 8 mil agentes públicos empregados nas atividades de logística e segurança, permanecerá durante toda a quadra nazarena.

Publicado em 13 de outubro de 2024 às 12:57

Operação Círio 2024, pôde garantir maior segurança, tranquilidade e apoio aos romeiros e turistas que acompanharam a procissão do Círio de Nazaré.
Operação Círio 2024, pôde garantir maior segurança, tranquilidade e apoio aos romeiros e turistas que acompanharam a procissão do Círio de Nazaré. Crédito: Agência Pará

A maior procissão do mundo, o Círio de Nazaré, levou mais de 2 milhões de fiéis para as ruas de Belém na manhã deste domingo, 13. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os demais órgão de segurança pública desenvolveram ações integradas, por meio da Operação “Círio 2024”, com o objetivo de garantir maior segurança, tranquilidade e apoio aos romeiros e turistas que acompanharam a procissão do Círio de Nazaré.

O efetivo de mais de 8 mil agentes públicos empregados nas atividades de logística e segurança, permanecerá durante toda a quadra nazarena, com monitoramento das vias da capital, para garantir mais tranquilidade a todos que vêm até a cidade professar a sua fé, como destaca o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

“É um momento de consagração do povo paraense que recebe dezenas de milhares de turistas nesse período, realmente é uma festa de fé, em que a segurança pública participa também, de forma muito voluntária, inclusive. As forças de segurança se integram para que possam juntamente com a Defesa Civil, Cruz Vermelha, dar conforto e maior dinamismo à procissão, além de garantir a fluidez do trânsito e das pessoas, para que cada um possa exercer a sua fé da melhor forma. A segurança pública trabalha meses antes para que esse momento aconteça e que as pessoas possam aproveitar esse momento com toda tranquilidade”, ressaltou Ualame Machado.

Há dois anos e meio morando em Belo Horizonte, Minas Gerais, o técnico em Mecânica, Paulo Ribeiro da Silva, retornou à Belém e mais uma vez assistiu à passagem da Santa, da avenida Nazaré. De família tradicionalmente católica, relata a emoção em rever a procissão e destaca as mudanças positivas nas ações de segurança desenvolvidas pelo Estado, durante a procissão.

“Retorno à Belém, depois de morar dois anos e meio em Belo Horizonte e pude perceber mudanças muito boas que nossa cidade está recebendo, e principalmente, na questão da segurança, onde vejo em cada canto, um suporte de polícia, o que nos deixa com uma sensação maior de tranquilidade. Nossa cidade é diferenciada e com uma manifestação tão única como essa do Círio de Nazaré, nosso povo tão caloroso e cheio de fé merece todo o cuidado que vem tendo do Estado”, disse.

Com mais de 60 câmeras sendo monitoradas, em tempo real, no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, no Largo do Redondo, e também na sede da Segup, na avenida Almirante Barroso, as equipes integradas monitoraram toda a movimentação intensa dos fiéis, pelas ruas de Belém, no percurso de 3,6 km da Igreja da Sé, de onde a imagem peregrina saiu às 7h, desta manhã de domingo, e seguiu até a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, na avenida Nazaré.

As equipes de segurança estão presentes ainda nas ruas, e em pontos estratégicos montados ao longo do percurso, com suporte no policiamento, assim como, com a presença de agentes do Corpo de Bombeiros Militar realizando atendimentos de urgência e emergência, aos fiéis que acompanham a maior romaria, dentre as 14 procissões que envolvem toda a quadra nazarena.

Ocorrências - O Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, contou ainda com a presença de uma equipe da Polícia Civil, que realizou o atendimento e registros de ocorrências. Desde sábado até às 12h30 deste domingo, foram computados 30 boletins de ocorrência referentes a furtos, extravio de celulares e documentos.

Operação Círio 2024 - Mais de 8 mil agentes das forças de segurança pública estadual, além dos órgãos parceiros, estarão empregados nas ações durante a "Operação Círio 2024", desenvolvida e coordenada pela Segup, em conjunto com órgão de segurança, da esfera federal, municipal e estadual, que vêm sendo planejadas há alguns meses antecedentes à programação. Também serão empregadas mais de 1.500 viaturas, 11 lanchas e duas aeronaves.

Com informações do Portal Agência Pará