Semma substitui mangueiras tombadas por mudas de 'manguita' em Belém

A 'manguita' é uma árvore tropical das mesma família do caju. Plantada em Belém desde os anos 90, ela pode ser encontrada em diversos espaços públicos, especialmente nos bairros do Marco e Umarizal.

Publicado em 7 de fevereiro de 2025 às 22:32

Plantio da manguita em Belém.
Plantio da manguita em Belém. Crédito: Felipe de Souza/Ag. Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima, continua adotando medidas emergenciais para prevenir a queda de árvores na cidade. A fiscalização técnica envolve três equipes compostas por engenheiros florestais e agrônomos, que realizam a análise e identificação diárias das árvores que necessitam de manutenção.

Atualmente, as equipes de fiscalização estão mais focadas nas ruas do bairro de Nazaré, onde, segundo o engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente e Clima, Cosme Farias, há mangueiras muito altas que necessitam de inspeção. O engenheiro destaca que as equipes seguem realizando a fiscalização em outros bairros da cidade.

No local das oito mangueiras, entre as 13 árvores que caíram este ano em Belém, a Semma irá plantar a espécie Manguita, que pertence à mesma família das mangueiras, mas apresenta um risco menor de queda. “Ela é uma árvore de porte menor, crescendo entre 7 a 12 metros no máximo. Seu fruto também é pequeno, cerca de cinco vezes menor do que a manga”, explica o engenheiro Cosme Farias.

A manguita é uma árvore tropical da família "Anacardiaceae", a mesma do caju. Plantada em Belém desde a metade dos anos 90, ela pode ser encontrada em diversos espaços públicos, especialmente nos bairros do Marco e Umarizal.

Fonte: Agência Belém