Publicado em 26 de junho de 2024 às 13:55
O LeR, que significa Livros e Rostos foi lançado no início de 2023 e começou como um aplicativo para conectar pessoas por meio da leitura, já contanto com mais de 5 mil usuários que cadastram seus livros e pegam livros de outros usuários, fazendo assim novas amizades.
No 2º semestre de 2023, a startup lançou sua fase 2: uma plataforma completa de conteúdo, conexão e gestão para instituições de ensino, proporcionando uma solução abrangente para o desenvolvimento do aluno, comunicação e marketing.
'As instituições de ensino precisam cada vez mais de um sistema de captação de alunos ao mesmo tempo em que se melhora o ensino. Há um investimento grande em marketing, pois a concorrência é enorme, ao mesmo tempo em que há a constante preocupação de uma educação de qualidade, o que também demanda investimento. O LeR é a única plataforma hoje que abraça esses dois lados do negócio', explica o CEO, Aldo Alves.
A escola piloto foi a Escola Estadual Santos Dumont onde a plataforma já roda 'com ótimos resultados, inclusive melhorando o problema da evasão escolar', diz a diretora da instituição, Lena Duarte.
Segundo Aldo Alves, a plataforma segue 5 pilares:
Conteúdo: Com mais de 170 mil títulos, incluindo livros físicos e digitais de domínio público, ainda indexa e conecta todas as bibliotecas das unidades das instituições e suas plataformas digitais (se houver), tudo numa só ferramenta. A escola ou universidade ganha uma certificação de mais de 150 mil títulos disponíveis, um importante diferencial. 'Para se ter uma idéia da magnitude, uma biblioteca de escola pública compreende algo entre 3 a 6 mil livros apenas'.
Ensino: Os usuários interagem, avaliam livros, e fazem resenhas. Professores podem colocar seu próprio conteúdo, atividades pedagógicas, provas e corrigir no próprio sistema.
Gestão: Além da gestão de todos os acervos de conteúdo o LeR oferece relatórios detalhados índice de desenvolvimento de leitura, rankings de livros e índices por território, escola, nível, turma e aluno.
Comunicação: A plataforma facilita o diálogo direto entre a escola, usuários, pais e comunidade através de uma solução inédita proporcionando um banco de dados abrangente para comunicação.
Marketing: A identidade visual do aplicativo é personalizada de acordo com a instituição e ainda oferece espaços publicitários segmentados por localização, gênero e idade para campanhas, ampliando o alcance e apoiando na captação de alunos.
'Essa é a única ferramenta que ultrapassa os muros das instituições de ensino, pois já está nas mãos de milhares de usuários que podem ter contato com escolas e universidades. Além disso, seja para estudantes ou qualquer pessoa, ainda há a essência de ser uma rede de conexão humana para fomentar leituras e amizades', finaliza Aldo Alves.
Mais informações sobre a plataforma podem ser adquiridas em seu site ler.app.br ou nas redes sociais @ler.app.br.