Temporal em Belém foi resultado da combinação calor e umidade, explica Inmet

A Grande Belém enfrentou forte chuva e ventania na noite dessa quarta-feira, 19, e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal foi resultado da combinação entre calor e umidade. Nas redes sociais, o instituto informou que de 19h às 20h, a estação meteorológica registrou o volume de 31,6 milímetros...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 11:19

A Grande Belém enfrentou forte chuva e ventania na noite dessa quarta-feira, 19, e segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o temporal foi resultado da combinação entre calor e umidade. Nas redes sociais, o instituto informou que de 19h às 20h, a estação meteorológica registrou o volume de 31,6 milímetros e rajadas de vento de 57 km/h.

De acordo com Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, o calor e umidade aumentaram porque no dia anterior ao temporal – quarta-feira, 18, - não houve chuva na capital paraense. 'No dia 18 não choveu. Belém tem a característica de chuvas quase todos os dias, até porque a gente está em uma faixa equatorial e, nessa faixa, o calor e umidade prevalecem, sempre tem aquelas chuvas. No dia 18 não havia chovido e isso aquece', explicou.

'Umidade alta e calor ficam favorecendo a convecção local e aí ‘pipoca’, a gente chama de área de instabilidade. Ou melhor, instabilidades associadas com calor e umidade, favorecem essas chuvas em forma de pancadas', afirma a meteorologista.

O temporal causou prejuízos e assustou moradores da Grande Belém. Árvores caíram, o telhado de uma escola particular de Belém foi destruído, houve interrupção de energia elétrica e fornecimento de água. Segundo o Inmet, a ventania atingiu cerca de 60 quilômetros por hora, velocidade suficiente para deixar rastros de destruição em toda cidade.

Segundo a secretária de Meio Ambiente (Semma), Cristiane Ferreira, a prefeitura não recebeu nenhum alerta de chuva forte e ventania para esta quarta-feira em Belém. O que foi confirmado Inmet em entrevista ao portal Roma News, nesta quinta-feira, 20.



https://twitter.com/inmet_/status/1682016279622832128