Publicado em 11 de outubro de 2024 às 08:59
Nesta sexta-feira (11), acontece o Traslado para Ananindeua e Marituba, a mais longa de todas as romarias do Círio de Nazaré. A procissão é a segunda romaria oficial do Círio e este ano consiste em 52,3km de extensão, mais 2,7km do que nos anos anteriores.
Com saída da Basílica Santuário de Nazaré, o percurso inicia a partir das 8h e tem previsão para terminar às 18h, ao chegar à Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.
Antes do Traslado para Ananindeua, às 7h, foi realizada a missa presidida por Dom Paulo Andreolli, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, na Basílica Santuário.
A procissão é organizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), juntamente com apoio da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), Guarda de Nazaré, DETRAN, Batalhão Águia da PM, Guarda Municipal de Belém (GMB), Guarda Municipal de Ananindeua (GMA), Guarda Civil de Marituba (GCM), Polícia Militar (PM), SEMOB, SEMUTRAN de Ananindeua, SETRAN de Marituba e Corpo de Bombeiros.
Este ano, 110 PRFs estarão envolvidos diretamente com a escolta, além de 66 viaturas, sendo 49 motocicletas e 17 carros. Já o DETRAN e Batalhão Águia da PM estarão com cerca de 50 motocicletas.
Traslado para Ananindeua e Marituba – Iniciada em 1992, o trajeto para Ananindeua foi inicialmente alterado em cerca de 20 km, com o intuito de percorrer pelos bairros mais distante e alcançar mais fiéis. Hoje em dia, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e vários devotos prestam homenagens à Imagem Peregrina.