Um ano após ampla discussão, shopping volta a ser cenário de morte em Belém

Um ano após dois casos de suicídio serem registrados em menos de uma semana dentro do Shopping Boulevard, na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, um novo caso ocorreu na tarde desta quarta-feira, 24. O caso reacende a discussão iniciada a exatamente um ano, quando a Câmara Municipal de Belém aprovou um...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 10:21

Um ano após dois casos de suicídio serem registrados em menos de uma semana dentro do Shopping Boulevard, na Avenida Visconde de Souza Franco, em Belém, um novo caso ocorreu na tarde desta quarta-feira, 24.

O caso reacende a discussão iniciada a exatamente um ano, quando a Câmara Municipal de Belém aprovou um requerimento solicitando medidas de prevenção ao suidício dentro dos shoppings da capital. O Ministério Público do Estado também recomendou que medidas de segurança como, por exemplo, a instalação de telas, fossem adotadas pela direção do local.

Na época, o shopping atendeu parcialmente as medidas, instalando telas de proteção nos estacionamentos, mas nas áreas de internas foram apenas isolados os guarda-corpos e ampliado o número de seguranças em torno das estruturas. Essas medidas, porém, foram abandonadas tempos depois, com a retirada do isolamento dos guarda-corpos e a redução significativa do número de seguranças nessa área.

Segundo o Shopping, desde 2013, quando foi registrado o primeiro caso, já foram 7 ocorrências dentro do estabelecimento.

Em nota enviada nesta quarta-feira, 24, o Shopping Boulevard lamentou o ocorrido e diz que toma medidas de prevenções de suicídio.

Leia a nota na íntegra:

O Boulevard Shopping Belém lamenta profundamente o ocorrido e manifesta sua solidariedade aos familiares da vítima. Desde o ano passado, diante da importância do tema para a sociedade e a população do Pará, entendendo que trata-se de uma questão de saúde pública e segurança, o shopping vem dialogando com diversos órgãos setoriais, governamentais e de valorização da vida para contribuir com o desenvolvimento de medidas que colaborem com a prevenção dessas ocorrências.Além disso, colocou grades de segurança na área externa de todos os andares e aumentou a sua equipe de seguranças para monitorar os guarda-corpos.

O Portal Roma News procurou o Ministério Público e a Câmara Municipal de Belém para se posicionarem sobre a situação e aguarda retorno.

Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV (Centro de Valorização da Vida) e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.

O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil