Viaduto da BR-316 recebe pintura inspirada na Amazônia; assista

Intervenção artística foi realizada pelas mãos do pintor paraense, Jeferson Cardoso.

Publicado em 26 de abril de 2025 às 22:27

Viaduto da Independência com a BR-316
Viaduto da Independência com a BR-316 Crédito:  Raphael Luz / Ag. Pará

Em fase de finalização, o viaduto da Avenida Independência, com a BR-316, em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, ganhou uma pintura inspirada na fauna amazônica.

Com cores vivas dos ambientes da floresta, os muros receberam a intervenção artística pelas mãos do muralista e artista plástico Jeferson Cardoso, paraense e morador de Belém. A pintura começou no dia 11 de abril. Ao todo, o mural tem 110 metros de extensão, por 10 metros de altura. "Que honra participar de um projeto tão imersivo quanto esse, e poder expressar a nossa cultura e a nossa biodiversidade", disse Jeferson nas redes sociais.

Segundo o Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), a obra já está com 96% dos serviços concluídos.

"Estamos fiscalizando a etapa final desse importante equipamento que vai transformar a mobilidade urbana da Região Metropolitana. Estamos na etapa final de pavimentação e já vamos implantar a sinalização, trazendo mais segurança para os usuários que transitam no entorno da Alça Viária, da Av. Independência, Ananindeua, Marituba e Belém", explica o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira.

Morador da Região Metropolitana de Belém, o engenheiro florestal, Marcos Nascimento, destaca a importância do novo viaduto, principalmente por conta do tempo que as pessoas levam no trânsito diariamente. "Essa obra é essencial para o trânsito da região, vai diminuir os congestionamentos que são rotineiros nesta área, além de melhorar o acesso à Av.  Independência, desafogando o trânsito na BR-316", diz Marcos.