Vídeo: 14 pontos de açaí em Belém são interditados; uma pessoa é presa após fiscalização

A ação ocorreu nos bairros do Guamá, Condor, Jurunas, Cremação, Terra Firme e Canudos. Oito estabelecimentos foram notificados.

Publicado em 7 de fevereiro de 2025 às 15:30

Reprodução
Reprodução Crédito: Agência Pará

Nas primeiras horas desta sexta-feira (07), uma ação do Ministerio Público do Pará (MPPA) fiscalizou 22 pontos de açaí, localizados em seis bairros de Belém, Guamá, Condor, Cremação, Jurunas, Canudos e Terra Firme. Durante a ação, os agentes interditaram 14 estabelecimentos e notificaram oito. Um batedor foi preso em flagrante, por desobediência.

Segundo o MP, o local de venda na Condor já havia sido impedido de funcionar desde a segunda-feira (03), mas o autônomo teria arrancado a placa de interdição, a fita zebrada, arranjado outro eixo e voltado a vender o açaí normalmente. 

A promotora de Justiça, Erica Almeida, destaca que a ação, que começou em 2023, nos municípios do interior paraense é uma reação aos dados preocupantes de casos de Doença de Chagas na capital paraense. 

"Essa ação, a princípio, foi marcada para acontecer essa semana e se encerra hoje.  Isso porque, a procura de batedores que buscam se legalizar foi tão grande na casa do açaí em Belém, que a diretora pediu que a gente desse uma pausa agora para poder atender a grande demanda. Em Belém são aproximadamente 8000 batedores de açaí. Muitos que viram a ação procuraram a vigilância e já estão se adequando", ressaltou.

Erica disse ainda que o MP espera diminuir os casos de irregularidades até o final deste ano, e erradicar a doença no Estado.