Vídeo: oncinha famosa criada como pet é resgatada pelo Ibama no Pará

Famosa nas redes sociais, Pituca conquistou mais de 400 mil seguidores, quando sua rotina diária era compartilhada diariamente em um perfil próprio e também nos perfis dos seus cuidadores.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 15 de abril de 2025 às 09:30

A oncinha Pituca, que vivia com uma família de Goiânia que reside em Uruará, no sudoeste paraense, foi resgatada pelo Ibama.
A oncinha Pituca, que vivia com uma família de Goiânia que reside em Uruará, no sudoeste paraense, foi resgatada pelo Ibama. Crédito: Reprodução/Redes Sociais

A oncinha Pituca, que vivia com uma família de Goiânia que reside em Uruará, no sudoeste paraense, foi resgatada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nesta segunda-feira (14). A informação foi divulgada pela sua cuidadora, a agricultora Luciene Cândido, por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.

Famosa nas redes sociais, Pituca conquistou mais de 400 mil seguidores, quando sua rotina diária era compartilhada diariamente em um perfil próprio e também nos perfis dos seus cuidadores. Durante nove meses, Luciene compartilhou vídeos de Pituca. Dentre os comentários, pessoas alertavam sobre os perigos oferecidos pelo animal, por se tratar de um animal silvestre, que apresentava um comportamento agressivo nos vídeos compartilhados, ameaçando denunciar o caso para as autoridades ambientais.

Na tarde desta segunda-feira (14), Luciene compartilhou um vídeo nas redes sociais, relatando que estava fora de sua propriedade quando foi informada que viaturas do Ibama estavam no local para resgatar Pituca, após denúncias de exploração animal.

Ainda no vídeo, Luciene disse ter sido multada pelo órgão, sendo orientada a excluir os vídeos com Pituca de suas redes sociais. Luciene ressalta que o animal nunca foi maltratado e sempre viveu de forma pacífica com a família.