Vídeo: pelo nono dia, indígenas Munduruku bloqueiam a BR-230 contra lei no Pará

Os indígenas declaram que o protesto será mantido até que o ministro Gilmar Mendes, do STF, se manifeste sobre o pedido de audiência protocolado.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 2 de abril de 2025 às 12:15

Indígenas da etnia Munduruku voltaram a bloquear a BR-230, no km 1104, próximo a Itaituba, no sudoeste paraense.
Indígenas da etnia Munduruku voltaram a bloquear a BR-230, no km 1104, próximo a Itaituba, no sudoeste paraense. Crédito: Frank Akay Munduruku

Indígenas da etnia Munduruku voltaram a bloquear a BR-230, no km 1104, próximo a Itaituba, no sudoeste paraense, por volta das 4h desta quarta-feira (02). Este é o nono dia de mobilização dos manifestantes contra a Lei 14.701/23, do Marco Temporal, que trata do reconhecimento, demarcação, uso e gestão das terras indígenas.

Os indígenas declaram que o protesto será mantido até que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifeste sobre o pedido de audiência protocolado nesta segunda-feira (1º) pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB). No pedido, dentre várias solicitações está a revogação da Lei 14.701/23, considerada pelos manifestantes como inconstitucional. Conhecida como “Lei do Genocídio Indígena”, a proposta está em debate na Câmara de Negociação do STF.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o congestionamento já alcança aproximadamente 21 quilômetros no sentido crescente (em direção a Miritituba) e 12 quilômetros no sentido decrescente (em direção ao Mato Grosso).

Ainda segundo a PRF, uma equipe de agentes está no local realizando orientação de trânsito para direcionar o fluxo de veículos aos postos de combustíveis e pátios de triagem, visando evitar o aumento das filas. Não há previsão de liberação da via.