A tradição e história do pato no tucupi no almoço do Círio

O Portal Roma News preparou uma série de reportagens especiais sobre os tradicionais ingredientes da culinária do Círio. Neste episódio, vamos conhecer a etapa de produção e criação dos patos, tão tradicional nesta época do ano, no famoso pato no tucupi. Você vai poder conferir todo o processo, antes de chegar nas...

Publicado em 26 de junho de 2024 às 17:18

O Portal Roma News preparou uma série de reportagens especiais sobre os tradicionais ingredientes da culinária do Círio. Neste episódio, vamos conhecer a etapa de produção e criação dos patos, tão tradicional nesta época do ano, no famoso pato no tucupi.

Você vai poder conferir todo o processo, antes de chegar nas mesas dos lares paraenses. Vamos conhecer como funciona a preparação dos produtores, o aumento da demanda para esse período e vamos falar sobre devoção à Nossa Senhora de Nazaré.

A nossa equipe foi até a zona rural da Vila de Americano, no município de Santa Izabel do Pará, onde conhecemos cada etapa da criação dos patos. Em seguida, conhecemos um pouco do contexto histórico do pato no tucupi.

A apresentação é do repórter, Chrystian Machado, e as imagens são dos cinegrafistas Emerson Pereira e Marlon Pereira.

Pato no tucupi

O pato no tucupi é um dos pratos mais típicos da culinária paraense, em especial durante a festa do Círio de Nazaré. A receita é elaborada com jambu, uma erva característica da região do norte brasileiro, e tucupi.

O tucupi, por sua vez, é um líquido extraído da raiz da mandioca brava. Além disso, o prato é tipicamente acompanhado de farinha d'água da mandioca e arroz branco.

Confira o terceiro episódio: