Sabores do Pará conquistam brasileiros e europeus em Portugal

A cultura paraense faz sucesso do outro lado do Atlântico através das delícias amazônicas

Publicado em 11 de janeiro de 2025 às 12:24

Nenhuma comida paraense fica de fora do rodízio do Açaí Pará
Nenhuma comida paraense fica de fora do rodízio do Açaí Pará Crédito: Imagem: Redes Sociais

O dia 12 de janeiro é uma data marcante para qualquer belenense. E para quem vive longe da capital paraense, é quase impossível não lembrar das raízes, histórias, tradições e, claro, gastronomia. Afinal, podemos até não sentir falta de pessoas, mas de um bom e verdadeiro açaí e de uma honesta cuia de tacacá, de certeza, jamais esquecemos.

Em Portugal, nas cidades de Lisboa, Porto e Braga, onde estão as maiores comunidades de imigrantes paraenses, já é possível aproveitar quase tudo da culinária amazônica. Sim, e raiz. Nada Nutella. Afinal, paraense que se preza não aceita açaí com frutinha e granola. A gente quer é com a boa farinha de Bragança e com aquela posta crocante de peixe frito.

E para matar a saudade de casa, em homenagem aos 409 anos de Belém, preparamos uma rota gastronômica da comida paraense em Portugal.

Em Lisboa

A poucos minutos do centro da capital portuguesa, o Top Brasil Grill, em Camarate, Lisboa, oferece no cardápio açaí com peixe ou camarão, nossa inesquecível maniçoba e, claro, tacacá. Nós aqui do blog já provamos de quase tudo e podemos garantir que por lá, os pratos são feitos com os ingredientes que vêm direto do Pará para terras lusitanas.

O lugar é comandado por uma família marajoara e tudo o que apresenta tem sabor e personalidade.

Em Lisboa, o Top Brasil Brasil tem o verdadeiro açaí direto do Marajó
Em Lisboa, o Top Brasil Brasil tem o verdadeiro açaí direto do Marajó Crédito: Imagem: Redes Sociais

No Porto

Segunda maior cidade de Portugal, o Porto tem seu cantinho paraense: a Casa Coentro, que abriu as portas em 2023, a partir da ideia de mostrar os sabores da Amazônia para o público europeu - e paraense também, é claro.

“Percebemos uma certa carência da culinária amazônica no país e como tem bastante gente do Norte habitando Portugal, apostamos nos nossos sabores únicos e exóticos”, diz Rosivan Pamplona, que junto com a esposa, Marcela Marinho, comanda o restaurante.

No cardápio, a estrela da casa, a maniçoba, preparada com ingredientes enviados diretamente de Belém, e também açaí com peixe - açaí puro meeeeesmo, como garante o dono - e o sempre indispensável tacacá, que só é encontrado com encomenda.

Marcela Marinho comanda a Casa Coentro ao lado do marido, Rosivan Pamplona
Marcela Marinho comanda a Casa Coentro ao lado do marido, Rosivan Pamplona Crédito: Imagem: Divulgação 

Em Braga

Recém-inaugurado em Braga, charmosa cidade ao Norte de Portugal, o Açaí Pará é o que se pode chamar de pedaço da capital paraense na Europa. O lugar foi projetado e decorado com cores e personagens da Amazônia, a remeter à cultura e potencial histórico que só o Pará possui. Por isso, quem conhece o lugar, encontra um ambiente temático, boas lembranças e hospitalidade.

Açaí, pato no tucupi, vatapá, maniçoba, tapioca, farofa de charque e sucos de graviola e cupuaçu são só alguns dos astros do cardápio do restaurante, comandado pela paraense Melry Lobato e pelo marido dela, o português Raul Ferreira.

Melry Lobato e Raul Ferreira, ela paraense e ele português, mostram que Brasil e Portugal têm a melhor culinária, história e cultura 
Melry Lobato e Raul Ferreira, ela paraense e ele português, mostram que Brasil e Portugal têm a melhor culinária, história e cultura  Crédito: Imagen: Exclusiva Proibida Reprodução

Melry, aliás, é quem cuida de cada detalhe da cozinha e de tudo o que é preparado por lá, como o tucupi, extraído da mandioca em um processo artesanal que só o povo paraense entende. Para quem encomenda, recebe o “néctar dos deuses amazónicos” ainda quentinho, perfumado e absurdamente delicioso.

A novidade para o aniversário de Belém, neste 12 de janeiro, é o Rodízio Paraense: “todas as comidas paraenses, até mesmo pato no tucupi, à vontade”, avisa Melry, que declara amor ao Pará ao afirmar que preparar as iguarias típicas a faz estar mais perto de suas raízes.

O tacacá do Açaí Pará é preparado com tucupi feito de forma artesanal
O tacacá do Açaí Pará é preparado com tucupi feito de forma artesanal Crédito: Imagem: Divulgação

Para quem quiser conhecer o Açaí Pará, a dica é aproveitar o rodízio paraense e, de quebra, curtir muito tecnobrega e carimbó.  E na manhã de 12 de janeiro, o restaurante criou um menu especial para o café da manhã, em homenagem aos 409 anos de Belém. Quem vai perder?